Minicursos de férias são ofertados à comunidade pelo campus Petrolina do IFSertãoPE

Muito aprendizado e interação marcaram a realização da primeira edição do 'IF Capacita: Minicursos de Férias'. Promovidos no período de 17 a 21 de julho pelo campus Petrolina do IFSertãoPE, 10 minicursos on-line foram ofertados, gratuitamente, para diferentes públicos-alvos e em diversas áreas do conhecimento. As capacitações foram abertas a toda comunidade e alcançaram participantes de várias cidades e estados.

No primeiro dia do evento, a coordenadora de Extensão e presidente da comissão organizadora, Anne Rose Rodrigues, realizou a abertura,. falou sobre o objetivo do evento e realizou acolhimento aos participantes. Logo em seguida, teve início o minicurso Iniciação a Técnica Vocal, ministrado por Pablo Barros, que demonstrou a importância do corpo para um bom desempenho vocal, esclarecendo quanto às possibilidades vocais.

O minicurso “Astronomia para pequenos cientistas”, ministrado por Maria Cícera Da Silva, promoveu muita animação e despertou a curiosidade das crianças e adolescentes, que participaram com e perguntas. No mesmo dia, foi realizado o minicurso ”Harmonia e Improvisação: Uma Abordagem Prática”, ministrado por Manuel Moreira. Outro minicurso realizado foi “Criando Experiências Engajadoras com a gamificação", ministrada por Willmara Marques Monteiro, onde foram apresentadas várias possibilidades para enfrentar os desafios do processo de aprendizagem, através da gamificação.

Dando continuidade a programação, no quarto dia do evento (20/07), aconteceram os Minicursos "Produção de destilado de manga", ministrado por Geraldo Vieira, que apresentou  método de preparação e processamento de manga para a obtenção de aguardente. “Simplesmente perfeito, deu pra entender bastante o que foi explanado”,disse Mariana Leal de Moura ( Dom Expedito Lopes-PI). “Foi muito interessante e produtivo, pois a fabricaçao de álcool a partir da manga é de grande importância e de baixo custo”,disse Fernanda Macedo (Picos-PI).

Outro curso realizado no mesmo dia foi  "Da Montagem à análise do movimento: A Física dos foguetes de garrafa Pet" por Victor Idelfonso, no turno vespertino onde foi enfatizado a aplicação de conceitos físicos através da montagem e lançamento de foguete.

Para concluir a programação noturna, docentes, de diversas áreas, e estudantes de licenciaturas participaram do minicurso “Atividades didáticas para ativar o engajamento e otimizar a aprendizagem dos alunos”, ministrado por Rosilene Oliveira que abordou princípios e diversas atividades de metodologias ativas e experiências de aprendizagem. “Gostei muito dos conhecimentos abordados, conteúdos bem passados e espero usá-los em minha vida profissional”, disse Adriano Miguel dos Santos ,discente do curso Licenciatura em Computação do IFSertãoPE

No último dia (21/07) do IF Capacita,  no turno da manhã, aconteceu a última aula do minicurso “Astronomia para pequenos cientistas”, que teve como objetivo estimular a curiosidade e interesse pela temática, proporcionando o conhecimento científico sobre o universo para crianças e adolescentes.

À tarde, o minicurso “Boas Práticas de Fabricação e de Manipulação de Alimentos”, ministrado por Bruno Emanuel Coelho, abordou conteúdos fundamentais para manipuladores de alimentos e estudantes da área afim de evitar a contaminação dos alimentos, água e meio ambiente.

“Foi uma aula rica de conteúdo, aprendizado e interação”, afirmou Weylla Dias (Petrolina-PE); “Minicurso extremamente proveitoso e certamente muito necessário” ,complementou Clayton Wanderley Amorim (Petrolina-PE), “Foi fantástico. Aprendi sobre a diferença de problemas nos alimentos ,disse Rita de Cássia Mendes (Paraipaba -CE)

A programação foi finalizada durante a noite com o minicurso “Inteligência Emocional”, ministrada por Robério Aguiar que trouxe esclarecimentos e direcionamentos sobre um tema que transcende o ambiente familiar e profissional.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus