Curso superior de Tecnologia em Alimentos conquista conceito 4 do MEC

O curso de Tecnologia em Alimentos, do campus Petrolina do IFSertãoPE conquistou nota 4 - sendo 5 conceito máximo - em recente avaliação pelo Ministério da Educação (MEC). Avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão vinculado ao MEC, estiveram entre os dias 25 e 27 de setembro na unidade de ensino, para fins de renovação e de reconhecimento. Com a nota obtida, o curso está apto a continuar em pleno funcionamento e ofertando vagas de graduação de qualidade nacionalmente reconhecida.

Após visita in loco, foram analisadas a organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, assim como, aconteceram reuniões on-line, em momentos diferentes, com os dirigentes da instituição, professores, estudantes, técnicos-administrativo, estudantes, Núcleo Docente Estruturante (NDE) e membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Esta última tem como atribuições a condução dos processos de autoavaliação da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, fornecendo subsídios nos processos de avaliação externa.

Além das reuniões, houve análise de documentos institucionais, como o Projeto Pedagógico do curso e resoluções.

Conforme avaliação, os laboratórios estão montados de forma a atender às necessidades do curso e encontram-se de acordo com o PPC

Para o coordenador do curso, professor Marcelo Olinda, a avaliação obtida demonstra que o curso e o campus atendem aos padrões de qualidade estabelecidos pela autoridades educaiconais. "Primeiramente, parabenizo e agradeço a dedicação de todos os envolvidos por esse marco. Isso é uma conquista significativa para instituição e  que reflete, positivamente, a qualidade do programa de ensino e da infraestrutura disponível para os estudantes", pontuou.

“Com início em 1999, o curso de Tecnologia em Alimentos é o mais adulto e o mais prático dos cursos superiores de nossa instituição, em especial do campus Petrolina.  Ao longo dos anos, passou por reconhecimento, agora renovação do reconhecimento com conceito 4. Isso é motivo de orgulho e comemoração para comunidade e todos os envolvidos”, disse o diretor-geral do campus, Fabiano Marinho.

“A nota obtida é um claro indicador de qualidade, que demonstra o comprometimento com a formação de profissionais capacitados e reflete a dedicação e empenho de toda equipe”, disse Anne Rose Rodrigues, presidente da CPA.

Ciclo Regulatório de um curso superior

A oferta de curso superior é condicionada à emissão prévia de ato autorizativo por parte do Ministério da Educação. Em ordem cronológica, os atos autorizativos emitidos pelo MEC para os cursos de educação superior são: autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento. A legislação nacional preceitua que tais atos serão emitidos por prazo determinado, devendo ser periodicamente renovados, após regular avaliação. (DOU Nº 108, quarta-feira, 7 de junho de 2023)

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus