Campus Petrolina promove mais uma edição do Encontro de Estágio e Empregabilidade

A entrada no mundo do trabalho para quem busca uma oportunidade de estágio ou de primeiro emprego é sempre marcada por muitas dúvidas. Para contribuir com esse marco importante na carreira de estudantes e profissionais, o campus Petrolina do IFSertãoPE realizou o II Encontro de Estágio e Empregabilidade.

A cerimônia de abertura contou com a participação do Pró-reitor de Extensão, Vitor Lorenzo, do diretor-geral do campus, Fabiano Marinho, da Pró-reitora de Ensino Maria do Socorro Tavares, da chefe do departamento de Pesquisa e Inovação,Kamilla Barreto, do diretor de ensino,Clésio Jonas e da coordenadora de extensão e presidente da comissão organizadora Anne Rose Rodrigues. Participaram do evento discentes do Campus Petrolina , da Escola Maria Wilza Barros, do Campus Zona Rural Rural e comunidade externa.

No primeiro dia do evento(19/09) a Pró-Reitora de Ensino, iniciou a discussão das temáticas com a palestra “ A importância da autorregulação da aprendizagem durante o processo de construção da carreira” mostrando aos participantes o que é, seus benefícios e como desenvolvê-la. Logo em seguida a Consultora Trabalhista Empresarial e advogada ,Ana Carla Mendes ,explanou sobre a Lei do Estágio, diferenciação entre os tipos de estágio, requisitos para concessão e direitos e deveres do estagiário.

"Fui aluna da “Antiga Escola Técnica” que depois virou CEFET e logo depois IF. Pude lembrar de momentos felizes, difíceis e de muito aprendizado naquele lugar. Me emocionei quando cheguei no IF e louvo a Deus por ter sido a base da minha formação",disse a CEO Super RH Consultoria,Jônia Pedrosa que ministrou a palestra "Currículo: seu cartão de visita",finalizando as atividades do turno matutino no primeiro dia.

Dando continuidade a programação a palestra "Desafios do Processo Seletivo: Entrevista de Seleção e Dinâmica de Grupo” ministrada por Juliane Siqueira,Recrutadora e Orientadora de Carreiras, veio somar com a trilha formativa do evento explanando aos participantes como agir antes,durante e depois do processo de seleção,assim como, as principais dinâmicas de grupo e ferramentas e técnicas para auxiliar durante as etapas. " Construindo Relações Interpessoais Assertivas no Ambiente Organizacional" foi a temática abordada pela psicanalista Eliana Sicsu que trouxe a reflexão sobre importância do gerenciamento das emoções e sentimentos. Alessandro Brito,administrador, finalizou o primeiro dia com a palestra: “ Profissionais que dão Show” destacando aspectos essenciais para quem deseja se destacar e aumentar sua empregabilidade.

No segundo dia do evento(20/09) a prof Gislane Gava palestrou sobre “Hard Skills e Soft Skills” destacando as principais diferenças,exemplos e como o IFSertãoPE pode contribuir no desenvolvimento e aquisição de novas competências. Na sequência servidores do setor de estágio,Karla Gracielle, e do controle acadêmico,Ivi Lithiany, esclareceram dúvidas sobre trâmites referente ao registro e formalização do estágio dentro da Instituição. A programação da manhã o foi concluída com prof. Rosenilde Paniago (IF Goiano) coma a palestra “A importância do estágio na formação dos alunos EBTT”.

Durante o turno vespertino aconteceram a Mesa Redonda “Alunos Egressos - o estágio na minha formação” x “Empresas conveniadas: a empresa na formação do estagiário” formada pela professora e arquiteta Camila de Alencar, Mayame Brito, coordenadora técnica do Laboratório de Análises de Solo e Planta (LASP); Ricardo Vasconcelos, Proprietário e farmacêutico da A Fórmula – Farmácia de Manipulação, mostrando a vivência e o que as empresas desejam encontrar nos estagiários e os egressos Ítala Josiane Nunes e Victor Hugo Almeida , ambos egressos do curso Licenciatura em Química, e Rana Assíria egressa do curso de Edificações onde apresentaram sua trajetória durante e após a sua formação; apresentação cultural e concluindo o evento a prof. Rosiane Paniago falou sobre a importância do orientador de estágio.

"Aproveitei tudo que pude no IFSertãoPE: participei de estágio no laboratório, visitas técnicas, eventos, projeto de extensão e do Programa Miniempresa. Todas as oportunidades contribuiram na minha formação, ajudaram no caminho que percorri e na minha trajetória como estudante e profissional", disse Rana Assiria.

“Estava precisando de um evento como esse. Fiquei muito feliz em poder participar. Vocês são exemplos e vou dar o melhor mim na empresa em que for trabalhar. Todo conhecimento que tive aqui foi muito valoroso para minha carreira”, afirmou Milena Mendes (Curso Técnico em Edificações)

“Foi um evento muito rico de informações para quem está em início de carreira. Dois dias bem intensos com uma trilha formativa abordada por profissionais com expertise e vivência na área, planejado de maneira que a sequência dos conteúdos pudessem fazer conexões com todas as temáticas abordadas por todos os palestrantes. Tudo que foi compartilhado contribuirá para uma melhor preparação na inserção dos participantes no mundo do trabalho”,enfatizou Anne Rose, coordenadora de extensão e presidente da comissão organizadora.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus