Academia Hacktown certifica crianças e adolescentes participantes dos cursos em 2023

Na útlima terça-feira (12), foi realizada, no Auditório Central do campus Petrolina do IFSertãoPE, solenidade de certificação de crianças e adolescentes participantes dos cursos da Academia Hacktown. Com muito estusiamo, pais, alunos, monitores, professores e coordenadores celebraram a conclusão das turmas.

Este ano, 188 alunos participaram dos cursos ofertados pelo projeto. Ao todo, foram 13 turmas, com nove delas realizadas no campus Petrolina do IFSertãoPE - por meio do convênio assinado com  a APA  (Associação Petrolinense de Atletismo) -,  e outras quatro ofertadas à comunidade do Serrote do Urubu, atrravés de convênio assinado com a Associação Proteja e o Projeto "Tô blindado", que  investe em ações voltadas para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Para Paulo Mota, pais das crianças Davi Mota e Lara Mota, a participação nos cursos e atividades mudaram a desenvoltura dos filhos no uso da tecnologia. "Percebi que eles estão mais interessados a pesquisar e utilizar jogos de aprendizagem", declarou. Já Edmilson Alenksander, pai do Davi Luan, considerou importante o curso no desenvolvimento do filho. "Ele sempre teve interesse, mas, através do curso, expandiu os conhecimentos".

Em nove anos de criação, mais de 2500 crianças e jovens já foram atendidas. A Academia HackTown - 1ª Escola Pública de Programação em Jogos e Robótica do Brasil - surgiu com a ideia de trabalhar uma proposta inovadora. Para tanto, emprega um mix de metodologias e ferramentas para o desenvolvimento do Pensamento Computacional, através do ensino de programação em jogos e robótica. Dessa forma, crianças e jovens deixam de ser meros usuários da tecnologia e são estimulados a produzir seus próprios programas, jogos e robôs.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus