Campus Petrolina promove V Mostra de Extensão

Proporcionar visibilidade, discutir e compartilhar as vivências durante a execução dos projetos. Esses foram alguns dos objetivo da V Mostra de Extensão do campus Petrolina do IFSertãoPE, que, neste ano, aconteceu dentro da programação da Semana Nacionalo de Ciência e Tecnlogia (SNCT). Foram promovidas exposições, recital, oficina, seminário, lançamento de foguetes, entre outras atividades,vincludadas aos  editais n.º 69/2022 (Fortalecimento de Ações Afirmativas); 70/2022 (Fortalecimento de Povos Tradicionais); 73/2022 ( Núcleos de Extensão -Fase 2); 89/2022 (Programa Institucional de Projetos e Bolsas de Extensão – PipBEX); n.º 90/2022 ( Extensão Tecnológica) ; 91/2022( Fortalecimento da Arte e Cultura); 92/2022 ( Núcleos de Extensão - Fase 1) e da Academia Hacktown.

A palestra “Contribuições da Curricularização da Extensão na Formação Discente" abriu a programação da mostra e foi ministrada pelo Pró-Reitor de Extensão do IFSertãoPE,Vitor Lorenzo. Logo em seguida os discentes bolsistas dos Núcleos de Extensão "Edumaker"; "Astronomia e Cosmologia"; "Museu Carranca da Ciência" e "Arrecadação, coleta,acondicionamento e triagem de lixo eletrônico" realizaram suas apresentações. Nesse mesmo dia, também, foi compartilhado o Relato de Experiência sobre Curricularização da Extensão no curso Tecnologia em Alimentos e socialização dos projetos de extensão de forma on-line no canal do YouTube do Campus finalizando a programação do primeiro dia (17/10).

No segundo dia da Mostra, a comunidade prestigiou a apresentação dos projetos extensionistas que foram laureados na JINCE com 1º e 3º lugares: "Resgatando Memórias e Encantos da Comunidade Truká” e " Promovendo a Educação Ambiental no IFSertãoPE e nas Comunidades de Petrolina-PE” , respectivamente, e os relatos de experiência dos bolsistas da Academia Hacktown. “Com o avanço da tecnologia, muitas culturas foram deixadas para trás e ver a juventude se preocupando com as suas raíz é muito importante para todos da comunidade”,disse Edijanio Assis após assistir a apresentação do projeto da comunidade Truká.

Exposição fotográfica, distribuição de mudas, tiro ao alvo com quiz sobre questões ambientais e entrega de brindes aos participantes que acertassem as perguntas foram promovidas pela equipe do projeto Escola Verde e integraram a programação vespertina e noturna do dia juntamente com apresentações orais dos projetos de forma on-line que aconteceram durante os três turnos durante toda a programação da Mostra.

Muitas experiências, conhecimentos e música foram compartilhados e marcaram a continuidade da programação no rol de atividades do terceiro dia, tanto de forma on-line, com as apresentações dos trabalhos no canal do YouTube, como  presencial, com o Recital da culminância projeto "Ensino Coletivo de Violão Popular" e o concerto da Orquestra IFSertãoPE, um grupo residente do curso de Licenciatura em Música formado por alunos e professores do próprio curso e demais cursos da Instituição,além da comunidade externa.

Também, fizeram parte da grade o Seminário “Excelências - Canções de velório da zona rural de Petrolina” que teve como objetivo analisar as estruturas composicionais e prosódicas do canto fúnebre “excelência”, em atividade interdisciplinares, envolvendo a área de Música e Linguística e as exposições "Museu Carranca da Ciência" e "Museu Tecnológico: Produção de Artesanato Digital com material descartado em coleta de lixo eletrônico", que aconteceu no Sesc Petrolina.

No último dia do evento aconteceu oficina “Produção de artesanato digital com material descartado em coleta de lixo eletrônico", no Sesc Petrolina e a culminância do projeto de extensão 2ª Mostra Petrolinense de Foguetes, que teve como objetivo fomentar o interesse dos jovens da região pela Astronáutica, Física, Astronomia e Ciências e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa no qual discentes do ensino fundamental e médio de dez escolas da região do Vale do São Francisco participaram do lançamento de foguetes. Foram premiados as três primeiras posições de cada nivel, o foguete melhor construído e com melhor lançamento.

“Foi um prazer executar o projeto, espero que outras pessoas se interessem em desenvolver mais ações envolvendo Ciência e Extensão”, afirmou a estudante bolsista Ester Rebeca.

"A Mostra é um momento ímpar em nosso Campus. Foram quatro dias bem intensos. Toda a programação foi oriunda dos próprios projetos de extensão dos nossos servidores e bolsistas, que, além de socializarem para comunidade suas experiências, também incentivam quem deseja ser extensionista. É emocionante ver o quanto a participação em projetos impacta positivamente a vida de nossos alunos e transforma a sociedade", declarou a coordenadora de extensão Anne Rose Rodrigues.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus