-
Última Atualização: 29 Março 2016
-
Criado: 29 Março 2016
-
Acessos: 1905
IF Sertão-PE vai participar da seletiva nacional para composição da equipe brasileira na WorldSkills 2017
O IF Sertão-PE conseguiu se classificar para a seletiva nacional da WorldSkills 2017, na categoria Web Designer. Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. Competidores de mais de 60 países de todos os continentes simulam desafios das profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade.
Alunos de Informática treinam para a seletiva nacional da WorldSkills 2017 com o apoio do professor Alexandre Correia
A classificação é fruto de um projeto realizado pelo professor de Informática do campus Petrolina, Alexandre Correia. As ações tiveram início em 2014, quando o docente organizou um dos polos locais para realização da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI'2014). No ano seguinte, coordenou uma equipe de estudantes que participou das etapas locais da Maratona de Programação da Association for Computing Machinery (ACM), através da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e, em 2016, garantiu a classificação do IF Sertão-PE na seletiva nacional do WorldSkills.
A próxima etapa da competição irá acontecer no Amapá (AP), entre os dias 4 e 8 de julho de 2016. Uma equipe de estudantes do curso de Informática já está treinando. Mas apenas um dos alunos irá representar o Instituto na etapa nacional. Segundo o professor Alexandre, apesar de alguns discentes já terem iniciado os treinos, qualquer aluno do IF Sertão-PE poderá disputar a vaga. É necessário, apenas, ter interesse e cumprir os requisitos da competição: ser da areá de Informática ou afim de qualquer modalidade de ensino, ter no máximo 21 anos em 2017, com conhecimentos de Web Designer, HTML/CSS/JavaScript/PHP e outras tecnologias web.
“Seria o ideal levar todo o grupo de estudantes, mas as regras são claras e determinam apenas um participante. É melhor treinar um grupo nessa etapa e deixar que o mesmo num clima de equipe e colaboração decida quem irá representar a instituição. Mesmo os estudantes que não forem, terão tido um aprendizado inédito e se sentirão orgulhosos por terem participado do processo”, conta o professor Correia.
Depois da etapa do Amapá, num sistema de eliminatórias, oestudante do IF Sertão-PE precisa eliminar representantes de outros cinco Institutos Federais e vencer o estudante competidor oriundo das seletivas realizadas pelo sistema SENAI, para compor a delegação brasileira que vai para Abu Dhabi (capital dos Emirados Árabes Unidos), em 2017.