Evento antecipou celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente e da Semana do Meio Ambiente

Após quatro dias de programação, que contou com debates, conferências, oficinas, exposições e apresentações de trabalhos e pesquisas científicas nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade, foi encerrado ontem (04), no campus Petrolina do IF Sertão-PE, o 2º Workshop de Meio Ambiente e Sustentabilidade nos Territórios Semiáridos, evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste 5 de junho.

Victor Leonam palestrou sobre a Agroecologia, uma ciência jovem e multidisciplinar, que envolve Ecologia, Agronomia e Antropologia. Ao seu lado, André Rocha. Ambos representaram o IRPAA e abordaram a Agroecologia como alternativa viável e sustentável de produção no campo.

A quinta-feira (02), segundo dia do evento, começou com a palestra intitulada: Água, Agroecologia e Sustentabilidade no Semiárido Brasileiro, e foi conduzida por Victor Leonam e André Rocha, ambos do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), sediado em Juazeiro-BA. Leonam também é aluno do curso de especialização em Tecnologia Ambiental e Sustentabilidade nos Territórios Semiáridos, no IF Sertão-PE.

Em seguida, o engenheiro florestal Iêdo Bezerra, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) falou sobre O Processo de Desertificação no Semiárido Brasileiro - prevenção e mitigação, abordando temáticas como a importância da mata ciliar na prevenção do assoreamento de rios como o São Francisco e sobre a necessidade de preservação das espécies nativas em detrimento de espécies exóticas que causam desequilíbrio ambiental. O palestrante denunciou o desmatamento indiscriminado na região do Araripe para abastecer o polo gesseiro: "algumas indústrias do gesso extraem irregularmente espécies nativas para utilização como lenha", criticou.

Professor Paulo Ramos, da Univasf, relacionou educação, ecologia e meio ambiente, e citou, entre outros autores reconhecidos, o sociólogo francês Edgar Morin, autor de: Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, Algumas palestras contaram com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (à esquerda da imagem).

Maratona de Palestras

Na tarde da quinta, o professor de Eletrotécnica do campus Petrolina, Manuel Rangel, abordou questões como geração e consumo de energia, energia limpa e energia renovável, que se relacionam diretamente com a preservação do meio ambiente. Em seguida, os palestrantes Paulo Ramos, da Univasf, e a professora aposentada do IF Sertão-PE e atual da UPE, Rosimary Moura,  falaram sobre Educação Ambiental, Políticas Públicas e Formação de Professores.

A manhã da sexta-feira (03), começou com a palestra: Produção de Alimentos, Uso de Agrotóxicos e Questões Ambientais, proferida pela engenheira química e mestre em Recursos Naturais do Semiárido, Cristiane Rodrigues, que gerou um amplo debate sobre os prejuízos causados pelo uso dos agrotóxicos na agricultura moderna, como a salinização e contaminação dos solos, extinção de espécies como abelhas e minhocas nativas e aumento dos índices de câncer em populações como as do Vale do São Francisco. A manhã foi encerrada com a palestra: Pesquisas Científicas no Semiárido e Questões Éticas, proferida pelo representante do Comitê de Ética, e em seguida Clécio de Souza, do Núcleo de Inovação Tecnológica do IF Sertão-PE, falou sobre as intervenções do NIT.

Nos intervalos entre as palestras, foram sorteadas agendas institucionais entre os estudantes inscritos no evento. Bruno Batista, aluno do curso técnico de Eletrotécnica, modalidade médio integrado, foi um dos que receberam o brinde.

Na tarde da sexta, o público assistiu à palestra Territórios, Territorialidades e Sustentabilidade, conduzida pela professora Luzineide Dourado, da Universidade do Estado da Bahia e a palestra Construção Civil, Meio Ambiente e Sustentabilidade, na qual os professores Armando Venâncio e Camila Alencar, do curso de Edificações do campus Petrolina, falaram sobre o canteiro de obra sustentável, com aproveitamento de luz e ventilação naturais e reuso de água como forma de reduzir não só os impactos ambientais como os custos da obra.  Encerrando o ciclo de palestras, os professores do campus Petrolina Clesio Jonas, Germana Carvalho e Clécia Pacheco falaram sobre Gestão Ambiental, Crimes Ambientais e Perícia Ambiental: instrumentos que dialogam.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus