Alunos de Alimentos promovem Capacitações para estabelecimentos alimentícios na região do Vale do São Francisco

Compartilhar conhecimentos. Esse é o objetivo das capacitações realizadas por alunos do curso de Tecnologia em Alimentos do campus Petrolina do IF Sertão-PE, destinadas a estabelecimentos alimentícios da Região do Vale do São Francisco. Os minicursos são voltados para higienização e boas práticas de manipulação de alimentos e já beneficiaram mais de 40 pessoas.

Higienização e boas práticas são temas da capacitação

A ação é fruto de duas disciplinas: “Higiene na indústria de Alimentos” e “Gestão da Qualidade”, ministradas pela professora Emanuele Bezerra.Para iniciar a capacitação,  é feito um primeiro contato: uma visita ao estabelecimento, a fim de verificar o que precisa ser melhorado. Posteriormente, os discentes elaboram cartilhas supervisionadas e ministram os cursos. Por fim, eles retornam às empresas para verificar se houve melhorias pós-capacitação.

Durante as capacitações, dinâmicas são utilizadas para motivar os participantes

“Os benefícios para os alunos são muitos: ir além das fronteiras das salas de aula; ter contato direto com as empresas e um possível ambiente de trabalho; apresentar às empresas o profissional de Tecnologia de Alimentos; estimular a articulação das capacitações e ainda desenvolver a capacidade da escrita científica, pois todo o trabalho está sendo transformado em artigos a serem submetidos em congressos” conta a docente ao falar da opção metodológica diferenciada de ensino.

As capacitações ainda estão sendo realizadas. Confira alguns estabelecimentos que foram visitados:

-Chefe Guimarães;

- Pizzaria Punto;