Evento discute pesquisa e formação musical no Vale do São Francisco

Nos dias 04 e 05 de agosto, o Vale do São Francisco teve o seu I Encontro de Educação Musical. O evento foi realizado pelo campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) com o objetivo de fomentar  as pesquisas em formação e educação musical na região. O Encontro reuniu estudantes e pesquisadores de diversas instituições de ensino do Nordeste e Sudeste que tiveram a oportunidade de dialogaram e trocaram experiências, por meio de palestras, mesas-redondas e grupos de trabalho.

A abertura do evento aconteceu na tarde da quinta-feira (4), além dos alunos, professores e convidados, a cerimônia  contou com a presença da reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras; do diretor-geral do campus Petrolina, Fabiano Marinho; do pró-reitor de Extensão e Cultura, Ricardo  Bitencourt  e  da pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Débora  dos Anjos.

Além da participação de alunos, professores e pesquisadores, encontro teve a presença da reitora Leopoldina Veras e de gestores do IF Sertão-PE

Em seu discurso, o diretor Fabiano Marinho agradeceu aos professores de Música da unidade, os quais foram os responsáveis pela organização do evento. “Se não fossem o empenho e compromisso de vocês, não estaríamos aqui hoje”, destacou Marinho.  Já a reitora, em sua fala, enfatizou a relevância do encontro. “Esse momento permite que possamos cumprir nosso papel social, além de darmos oportunidade aos nossos alunos de ampliar os  horizontes, ainda possibilitamos que profissionais do mundo da educação possam aprimorar suas práticas”, disse a reitora.

Professores doutores das Universidades Federais do Vale do São Francisco, de Pernambuco, das Universidades Estaduais de Minas Gerais e Paulista e do Instituto Federal de Pernambuco mediaram os debates sobre educação musical

A professora doutora da  Universidade Federal de Pernambuco, Cristiane Galdino, uma das convidadas para mediar os debates, também  falou sobre a importância do encontro e sua função para o fortalecimento das pesquisas na área de Música. “Esse evento é um marco na história da educação musical Pernambucana, porque é o primeiro encontro desta região. O que se discute aqui pode irradiar e atingir os outros municípios que estão nas proximidades”, destacou a pesquisadora.

Intervenções artísticas como a orquestra Encanto Acolhedor, da Creche professora Cristina de Juazeiro (BA);  e a orquestra Flauta Doce, da Escola Tempos Integral Professora Iracema, emocionaram os presentes

Além da drª Galdino, o encontro ainda trouxe como convidados a professora drª Margarete Arroyo  que abordou o tema “Formação e Pesquisa em Educação Musical: Caminhos e Perspectivas”; a pesquisadora drª Helena Lopes da Silva que trouxe a palestra  “Ensino e aprendizagem da música na atualidade: uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental e  Ensino” ;  e o docente doutor  José Davison da Silva Júnior, o qual  trouxe o diálogo sobre “Música, Saúde e Bem-estar”. O evento ainda contou com o lançamento do livro “Violão no Espaço Virtual: construindo saberes”, do professor de Música do campus Petrolina do IF Sertão-PE, Adelson Scotti.

Professor do campus Petrolina do  IF Sertão-PE, Adelson Scotti, lança livro durante o I Encontro de Educação Musical

“O evento foi bastante produtivo. Contribuiu para o enriquecimento da  pesquisa em diversas áreas da Música aqui na região,  onde apresenta muitas lacunas”, disse a estudante do curso de Música do campus Petrolina, Franciane Dias, que  apresentou, no encontro, um relato de experiência sobre a “ Socialização de Crianças Autistas, através da Música. Já  a estudante de Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), contou que o evento possibilitou o debate sobre pontos de vistas distintos e trouxe contribuições para seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado” O processo de Musicalização nos Anos Iniciais.

Evento proporcionou reunir professores de Música de vários campi do IF Sertão-PE, Iuri Ozires (Ouricuri) Java Ferreira (Petrolina Zona Rural),  Adelson Scotti (Petrolina) Maria Clara (Santa Maria), Matheus Barros e Glênio Vila Boas (Petrolina)

O professor de Música do campus Petrolina Matheus Barros, avaliou positivamente o encontro e adiantou que terão novas edições. “Foi um momento de muito aprendizado, trocas, colaboração e entendimento de papéis. Os convidados trouxeram contribuições riquíssimas. Além disso, tivemos uma participação muito ativa dos estudantes. Eles  gostaram bastante. A ideia é realizar o evento anualmente”, finalizou o docente.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus