-
Última Atualização: 29 Agosto 2016
-
Criado: 29 Agosto 2016
-
Acessos: 1618
Evento proporciona debate sobre as múltiplas funções desempenhadas pelo Tecnólogo em Alimentos.
Nos dias 25 e 26 de agosto, o campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) realizou o seu IV Encontro de Tecnólogos em Alimentos do Vale do São Francisco. Além dos estudantes da casa, o evento reuniu alunos dos campi Petrolina Zona Rural, Ouricuri e do Instituto Federal Baiano, que tiveram a oportunidade de dialogaram e trocarem experiências sobre as múltiplas funções desempenhadas pelo Tecnólogo em Alimentos.
A abertura do evento aconteceu na tarde da quinta-feira (25), e contou com a presença da reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras; do diretor-geral do campus Petrolina, Fabiano Marinho; da diretora de Ensino Danielle Juliana Martins; do chefe do Departamento de Ensino Superior, Robson Mascarenhas; e do coordenador do curso de Tecnologia em Alimentos, Marcelo Olinda.
Evento oportunizou o diálogo e a troca de experiências sobre as múltiplas funções desempenhadas pelo Tecnólogo em Alimentos
Em seu discurso, o diretor Fabiano Marinho agradeceu aos organizadores do Encontro. “É um honra abrir este momento. Gostaria de parabenizar a todos que contribuíram para estarmos aqui e hoje e especialmente aos nossos alunos do 6º período de Tecnologia em Alimentos que ficaram à frente do evento”. Gostaria também de destacar que este encontro nasceu de uma disciplina ministrada pela professora Liana Mello, a quem deixo meu muito obrigado, finalizou Marinho.
Exposição e degustação de alimentos produzidos pelos alunos marcaram o Encontro
Palestras como “Inovação Tecnológica na área de Alimentos”, “Extração Super Crítica” e “Gestão de Resíduos” fizeram parte da programação. O evento ainda trouxe exposição e degustação de alimentos produzidos pelos próprios alunos e vários minicursos como “Elaboração de Reestruturados Cárneos”, “Princípios da Cromatografia Líquida”, “Secagem de frutas” e “Ciclo PDCA e as Ferramentas da qualidade”.
Vários minicursos foram ofertados durante o encontro
A professora Gleice Pacheco do curso Técnico em Alimentos do campus Senhor do Bonfim do IF Baiano falou sobre a importância do evento para seus alunos. “Eles saíram com uma visão ampliada da profissão em relação às várias possibilidades de emprego e também tiveram a oportunidade de se qualificar ainda mais”, contou a docente.
“O evento foi um sucesso o público chegou e se agradou do que viu. Além de ofertamos a oportunidade de capacitação, troca de experiência, integração, ainda conseguimos divulgar nossa gastronomia e o vinhos do Vale do São Francisco. Reforçando nossas raízes e mostrando o que a gente produz”, disse a estudante Rayane de Carvalho, uma das organizadoras do evento.