Projeto oportuniza aos estudantes de Licenciatura em Música a vivência dos conteúdos estudados na sala de aula

Mobilizar o saber da experiência por meio da vivência de situações específicas relacionadas ao espaço da escola e às relações estabelecidas com alunos e colegas de profissão no ensino de música. É a função do projeto "Oficinas de Música", vinculado à disciplina "Prática Pedagógica 2", do curso de Licenciatura em Música do campus Petrolina do IF Sertão-PE.

Após conhecer os teóricos da educação musical e as possibilidades do ensino de música na escola básica, nesta quarta-feira (14) os 20 estudantes da disciplina colocaram em prática os conteúdos estudados no diálogo com estudantes da Escola Municipal Luiza de Castro, no bairro Jardim São Paulo.

Estudantes do IF Sertão-PE e da Escola Luiza de Castro vivenciaram uma experiência de ensino de música

Obrigatório na escola básica desde a aprovação da lei nº 11.769/2008, o ensino de música ainda não está disponível na grade curricular da Escola Luiza de Castro. De acordo com o professor Matheus Henrique Barros, a oficina é importante tanto para proporcionar a vivência dos estudantes com o ensino da música quanto para aproximar institucionalmente duas instituições que já são próximas fisicamente. “Através dessas experiências reais, refletiremos junto com os estudantes situações vivenciadas associadas à teoria, enriquecendo o processo de formação inicial”, destacou ele.

Estudantes e professores do IF Sertão-PE construíram a projeto na disciplina Prática Pedagógica 2

A expectativa é que o projeto "Oficinas de Música" tenha continuidade. “Foi a primeira vez que o Projeto aconteceu, mas já tivemos excelentes retornos. A gestão da escola e os demais professores se interessaram em repetir a dose. Vamos formular novos projetos, para que as experiências possam se repetir”, afirmou o professor Matheus.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus