-
Última Atualização: 26 Setembro 2016
-
Criado: 26 Setembro 2016
-
Acessos: 2040
Professores e estudantes participam de visitas técnicas e capacitações
Entre os dias 12 e 17 deste mês, professores e estudantes do curso técnico em Informática e da Licenciatura em Computação do campus Petrolina participaram de visitas técnicas e capacitações em Robótica e Programação de Jogos nas cidades de Natal (RN) e Recife (PE). Os alunos fazem parte do Projeto de Extensão Programadores do Futuro e compõem o grupo de pesquisa em Pensamento Computacional.
A primeira visita técnica foi realizada no Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a data Center do IMD, que conta com um supercomputador composto por mais de 8.200 processadores e 8T de memória RAM. O supercomputador é destinado às pesquisas do IMD e custou cerca de 10 milhões de reais. Na ocasião, os estudantes também participaram de palestras e conheceram empresas incubadas de base tecnológica na área de Tecnologia da Informação (TI).
Visita à escola de Robótica RoboEduc
Além do IMD, foram visitadas escolas de renome nacional no ensino de robótica e programação em jogos para crianças e adolescentes, como a RoboEduc e a Super Geeks. Na visita, professores e alunos conheceram a infraestrutura, a metodologia de ensino e as ferramentas utilizadas. Além das visitas técnicas, participaram de uma capacitação em robótica em Recife (PE).
Visita à escola de Programação em Jogos e Robótica Super Geeks
Para a aluna do curso de Licenciatura em Computação, Thaíse Amorim, as visitas e as capacitações permitiram vivenciar o universo profissional. “Foi possível observar o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, com a sua dinâmica e organização, além de aprofundar conhecimentos importantes para o ensino de robótica”, destacou ela.
A coordenadora Pedagógica do Projeto Programadores do Futuro, professora Danielle Juliana, enfatizou que “o momento é importante para incentivar os alunos para a sua vida profissional e, principalmente, oferecer o que há de melhor para os nossos alunos”.
Professores e alunos desenvolvem projeto de robótica
Já o coordenador do Projeto Programadores do Futuro, professor Fábio Cristiano, afirmou que a proposta foi, desde o início, buscar a excelência dos alunos do campus que atuam como instrutores nos cursos ofertados pelo projeto, de forma a refletir diretamente na qualidade dos trabalhos. Dessa forma, foi possível proporcionar imersão e capacitação na área de Programação em Jogos Robótica. Ao longo do curso, os alunos puderam acompanhar os processos que são empregados de fato, sempre aplicados a diferentes casos.
O professor Fábio Cristiano informou também que a capacitação faz parte da preparação para a oferta de novos cursos na área. “Nos últimos dois anos atendemos cerca de 150 crianças e jovens com treinamentos em lógica e programação. Existe um movimento mundial para que crianças e jovens tenham contato cada vez mais cedo com a Ciência da Computação. Estamos nos preparando para oferecer o que há de melhor para a nossa comunidade”, afirmou.
Encerramento do curso de robótica com projeto funcional
Programadores do Futuro é um projeto de extensão que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do campus Petrolina. A equipe do projeto é composta por professores e alunos do curso técnico em Informática e Licenciatura em Computação.