-
Última Atualização: 11 Novembro 2016
-
Criado: 11 Novembro 2016
-
Acessos: 1781
Além do entretenimento, evento discute jogos eletrônicos numa perspectiva educativa e inclusiva
Nos dias 9 e 10, o campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) realizou mais uma edição do Seminário sobre Games do Vale do São Francisco (#SGames). Em seu terceiro ano consecutivo, o evento buscou mobilizar discussões na Rede Federal de Ensino sobre os jogos eletrônicos e suas diversas perspectivas. O encontro reuniu estudantes e pesquisadores de várias partes do Nordeste que dialogaram e trocaram experiências, por meio de videoconferência, palestras, mesas-redondas e oficinas.
Discussões trouxeram o game numa perspectiva multidisciplinar
Trabalhos apresentados no encontro como o “Folclore Brasileiro”, e o “Jogo Educativo Digital para Alunos com Necessidades Específicas” foram alguns dos projetos que proporcionaram ampliar a visão dos games como meio apenas de entretenimento. “Gostei bastante. Foi um momento de sairmos do senso comum”, disse o estudante do campus Seabra do Instituto Federal da Bahia,Thiago Machado que trouxe para o evento contribuições sobre a temática do game para o ensino da Música, por meio da apresentação do projeto de extensão “Régua Intervalar Deslizante e Escalando: ferramentas didáticas para aprendizado de intervalos e escalas musicais”.
O estudante de Licenciatura em Computação do campus Petrolina, Fernando Almeida também ressaltou a relevância do evento e as contribuições para sua formação acadêmica e profissional. “Antes de participar do #SGames, eu tinha uma visão diferente dos jogos. Eu não pensava que podia usar os games para tornar a aula mais dinâmica e despertar o interesse dos alunos para as atividades”, conta o aluno que também é um dos organizadores do evento.
Durante o evento, estudantes compartilharam experiências
As palestras “Usos e apropriações das mídias locativas nos jogos digitais “ e o “Desafio para o desenvolvimento de jogos para a educação”, ministradas, respectivamente, pelos professores Luiz Adolfo e Jesse Nery, também enriqueceram as discussões. “ Foi uma grande oportunidade de discutir um tema atual e relevante: o game enquanto uma prática cotidiana com apropriação de diversas aprendizagens desde escolares a extensionista, o que nos força a rever nossas práticas de educação”, disse o professor de Artes, Erick Barreto.
Encontro também contou com exposições
De acordo com o idealizador do evento, o professor do campus Petrolina do IF Sertão-PE, Ricardo Bitencourt, o #SGames vem atingindo seu objetivo. “ No primeiro ano, conseguimos juntar pesquisadores e profissionais do Vale do São Francisco e conhecer o cenário de desenvolvimento do game principalmente na área de educação. Na segunda edição, buscamos articular com pesquisadores de outros regiões como Recife, Bahia e Piaui. E neste ano, o enfoque foi a Rede Federal de Educação. Enfim conseguimos mapear e integrar uma rede de pessoas interessadas na temática para discutir e compartilhar vivências”, finalizou o docente.