Bolsistas e orientadores do Pibex do campus Petrolina recebem certificado de reconhecimento pelas atividades desenvolvidas em 2016

Os bolsistas e orientadores do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) são os responsáveis por socializar conhecimentos e estreitar as relações entre a comunidade externa e o campus Petrolina do IF Sertão-PE.  E é por isso que eles merecem todo o nosso reconhecimento. Na última quinta-feira (2), a instituição realizou uma solenidade de agradecimento para homenageá-los.  A cerimônia contou com a presença  do diretor-geral do Campus Petrolina, Fabiano Marinho, do Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Ricardo Bitencourt, da diretora de Ensino, Danielle Martins, e do Chefe do Departamento de Ensino Superior, Robson Mascarenhas.

Gestores do campus Petrolina e da Reitoria participam da homenagem aos bolsistas e orientadores do Pibex

A cerimônia foi aberta pela Coordenadora Geral de Extensão do campus Petrolina, Anne Rose Rodrigues Barboza. Ela falou da contribuição dos trabalhos desenvolvidos pelo Pibex e o seu impacto social na comunidade externa. Logo após, a aluna Franciane Dias, do curso de Licenciatura em Música, realizou uma apresentação cultural, seguida da intervenção poética feita pelo aluno bolsista, Gabriel Martins, do Projeto de extensão Leitura em Cena. O momento ainda contou com uma apresentação de um vídeo, em que os alunos e orientadores puderam relembrar momentos vivenciados durante o decorrer dos projetos.

Durante a solenidade, várias pessoas discursaram. O Diretor Geral do Campus Petrolina, Fabiano Marinho, parabenizou aos alunos e orientadores e destacou a importância do evento realizado pela primeira vez na instituição. “Muito bom, é uma ação que motiva os docentes e discentes a fazer trabalhos de extensão com a comunidade externa, de modo que possamos aprimorar cada vez mais os nossos conhecimentos nas atividades científicas e culturais, transmitindo e compartilhando com a sociedade, a fim de gerar emprego e renda”.

Momento foi de  reconhecimento e agradecimento aos participantes do Pibex

Quem também parabenizou a iniciativa foi o pró-reitor de Extensão e Cultura Ricardo Bitencourt . “O Evento foi muito importante para promover o fechamento de um ciclo de trabalho dos bolsistas e para promover uma integração com todos que estão envolvidos diretamente ligados nas ações de extensão. É um reconhecimento para aqueles que tornam nossa instituição cada vez mais próxima da comunidade”.

Entre os bolsistas o ineditismo da ação também foi aprovado. A aluna Nadjan Jeanne Cardoso contou que se emocionou durante a cerimônia. “Foi um momento bonito de homenagem e valorização de todos os projetos finalizados em 2016, bem como um incentivo para quem está iniciando os seus projetos. Eu, enquanto bolsista de extensão, finalizo meu projeto muito satisfeita e feliz, foi uma experiência gratificante, e o apoio do IF Sertão-PE e de todos da Coordenação de Extensão foi fundamental para o êxito obtido em meu projeto. Parabenizo a todos os envolvidos no evento, e que venham mais certificações.”

Durante a cerimônia, os participantes do Pibex receberam um certificamento de reconhecimento pelas atividades desenvolvidas à sociedade

O momento ainda foi de interação. Todos os presentes puderam conhecer um pouco mais sobre os trabalhos que foram desenvolvidos.  "Eu gostei muito, além do reconhecimento, por parte da instituição, com os projetos que passamos um bom tempo trabalhando, eu achei interessante também a oportunidade de ver a demonstração do que os outros bolsistas vinham trabalhando, como, por exemplo, o  projeto Leitura em Cena, achei muito show e acredito que o trabalho dele pode contribuir muito com o que estamos desenvolvendo agora , espero até conversar com eles depois”, disse o bolsista Wilson Nilo.

Ao lado de seu orientador Fábio Cristiano (camisa azul), Wilmara Marques conquistou a láurea de 1º lugar na XI JINCE

Além do recebimento dos certificados de participação nos projetos PIBEX 2016 a comunidade conheceu  os dois projetos que foram laureados na XI JINCE com o 1º  e 3º lugar. Para Willmara Marques que conquistou o 1º lugar: “O evento para entrega de certificados dos projetos PIBEX foi um momento muito  importante para todos os bolsistas e orientadores. Como bolsista me sinto honrada por ter participado. O projeto o qual fiz parte me proporcionou muitas experiências para minha vida acadêmica e com certeza contribuiu para minha formação.  O fato de ter sido escolhido como melhor projeto para receber a láurea foi bastante gratificante. Prova que o trabalho que fizemos durante o projeto foi reconhecido.” O 3º lugar foi para o aluno Jorge Emanoel de Oliveira Pereira.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus