Abertura do evento no campus Petrolina inicia série de palestras e oficinas

Nesta segunda-feira (5), estudantes e profissionais de química marcaram presença no auditório central do campus Petrolina do IF Sertão-PE para na abertura da Semana do Químico. Destinado aos licenciandos e alunos interessados na área, o evento de coordenação do curso de Química está sendo realizado durante essa semana e marca o dia desses profissionais (18 de Junho). Palestras e oficinas, sobre temas técnicos e docência, serão ministradas por profissionais de outros Institutos Federais (Mato Grosso e Maranhão) e da Embrapa. O evento, também, tem a proposta de despertar nos alunos do ensino médio integrado a importância de sua formação básica em química e que há possibilidade após a conclusão, dentro do próprio instituto, de estudo superior na área.

Fabiano Marinho, diretor e professor de química, agradece e reconhece os esforços realizados para concretização do evento

Para o diretor geral e professor de química, Fabiano Marinho, a ação promove intercâmbio de conhecimentos entre mestres e estudantes. “Trata-se de um evento que vem crescendo com apoio da comunidade acadêmica e administrativa, marcado por grande expressividade para nós, pois, além do enriquecimento que nossos discentes podem obter, tem-se o fato que profissionais gabaritados, entre eles mestres e doutores, transmitem seus conhecimentos e experiências, além de ajudar os alunos a descobrirem suas áreas de interesse, revelando talentos e capacitando-os para a docência.”

A Reitora, Leopoldina Veras, relata sua experiência profissional na área e incentiva os alunos

“O evento promove uma maior integração entre alunos e professores, trazendo, muitas vezes, temas interessantes para nossa formação, e que não são abordados em sala de aula. Abre-se, assim, um leque de opções para o profissional da área.”, ressaltou Fábio Gonçalves, aluno do sétimo período do curso de Licenciatura em Química.

Professor Doutor Giovanne Monteiro palestra sobre "Sistema de Dessanilização via Osmose Inversa"

Segundo a coordenadora e pressidente da comissão de organização, Kamilla Barreto, a ideia é, com essa ação, favorecer o processo educacional dos alunos. “Nosso objetivo é proporcionar um reforço acadêmico, instigando-os para pesquisa e/ou docência, em que todas as modalidades (Licenciautura, Médio integrado e Pronatec) sejam abarcadas. Percebo, também, que conseguimos beneficiar muitos alunos, em um único evento, trazendo os profissionais para nosso campus e que o curso serve, também, como carga horária consistente para o futuro profissonal deles”, pontuou. O evento contará, ainda, com sorteios e arraiá junino.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus