Segunda edição do evento discutiu os desafios e o futuro da educação musical

O campus Petrolina do IF Sertão-PE sediou, nos dias 17 e 18 deste mês, o II Encontro de Educação Musical do Vale do São Francisco. Com a temática “Educação musical: perspectivas em tempos de mudança”, o projeto reuniu estudantes, alunos e profissionais da música.

Apresentação musical abriu o evento

Organizado pela coordenação do curso de Licenciatura em Música, o evento contou com ampla participação de pessoas interessados pelo tema, que participaram de palestras, mesa redonda e apresentação de trabalhos. Os discentes puderam submeter trabalhos de pesquisa na área, que foram divididos por eixos temáticos.

Entre os dirigentes presentes na abertura, estiveram: a reitora, Leopoldina Veras, o pró-reitor de extensão, Ricardo Bitencourt, o diretor-geral do campus Petrolina, Fabiano Marinho, o chefe de ensino superior, Robson Mascarenhas e o coordenador do curso de Licenciatura em Música, Adelmo Scotti.

A reitoria do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, atentou para importância do evento realizado. “Através deste encontro, discutimos a educação musical e com ele conseguimos despertar não só a formação didático-pedagógica, mas também o ensino, pesquisa e extensão. O evento possibilitou, também, a interação dos participantes, proporcionando troca de experiências, permitindo que os alunos percebessem que nossa formação é coerente com o mercado.”, pontuou.

André Campos, palestrante convidado, discutiu sobre tecnologias e novos espaços da educação musical no século XXI

O diretor-geral, Fabiano Marinho, agradeceu pela execução do projeto e destacou sua importância como ferramenta de integração. “Foi um encontro planejado e executado com muito sucesso pela comissão organizadora, que foi formada por professores do curso de música. Tivemos a participação de docentes renomados, André Campos e Flávia Narita, que proporcionou integração entre a comunidade acadêmica e a discente.”, avaliou.

Oficina "O Passo" trabalhou o ensino rítmico através do movimento

Segundo o coordenador do curso de Licenciatura em Música e presidente da comissão organizadora, Matheus Barros, a demanda aumentou em relação ao ano passado, inclusive, com participação de pessoas de outros municípios e estados. “Este ano, o encontro superou expectativas, tanto em número de inscrições realizadas, como na qualidade dos palestrantes e trabalhos apresentados. Fico feliz, pois, como qualquer área do conhecimento, a música precisa ser estudada e difundida. Agradeço a reitoria, pró-reitorias e servidores que colaboraram para concretização deste evento.”, finalizou.

O ensino coletivo de instrumentos foi ministrado em oficina

Profissionais e estudantes de diversos lugares compareceram ao evento, como é o caso de Marcos Gondim, professor de Música de uma escola particular da cidade de Caruaru, PE. Para o docente esse encontro é relevante não só para os estudantes e profissionais, mas também para as instituições que irão recebê-los. “Com essa obrigatoriedade de incluir a disciplina de música nas escolas, vem o problema da carência de profissionais qualificados. Com esse encontro, podemos pensar e repensar Educação musical como um todo, e não apenas no ensino tecnicista. Parabenizo o instituto pela inciativa e que os licenciandos aproveitem essa oportunidade de crescimento e experiência”.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus