Evento debateu sobre melhorias da qualidade de vida das pessoas com necessidades específicas

Com o tema “Valorização e superação”, a III Semana Inclusiva do campus Petrolina do IF Sertão-PE, realizada entre os dias 23 e 25 de agosto, promoveu espaços de diálogo e sensibilização quanto à inclusão educacional e social das pessoas com necessidades específicas.

A professora, Karla Luz, da UNIVASF, discorreu sobre as barreiras sociais que dificultam a inclusão de pessoas com necessidades específicas

Realizada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), o evento contou com Palestras, bate papo, exibição de vídeos, mostra inclusiva e oficinas de Libras. Segundo dados apresentados, em média, 8% das crianças em idade escolar apresentam dificuldades persistentes na aprendizagem, como, por exemplo, dislexia e autismo. Os participantes foram instruídos a identificar, lidar e avaliar alunos com baixo déficit de atenção.

O publicitário, Milton Carvalho, abordou o processo de inclusão de pessoas cegas

O diretor-geral  do campus Petrolina, Fabiano Marinho, saudou os presentes e ressaltou a importância do evento. “ Este evento é de extrema importância tanto para instituição quanto para sociedade. Educar com inclusão é um desafio que precisa ser debatido e estudado, sempre buscando melhorias tanto para as pessoas com necessidades específicas como para comunidade.”

A psicopedagoga, Elcione Jacobina, tratou de Distúrbios de aprendizagem (TDAH, Dislexia, Discalculia e Autismo)

Para a coordenadora do NAPNE do campus Petrolina, Socorro Freitas, a participação do público aumentou. “Nesta terceira edição da Semana Inclusiva, percebemos um maior interesse do público em relação às edições anteriores. Além da comunidade interna, foi registrada a participação de profissionais da Secretaria de Educação de Petrolina e das cidades de Sento Sé e Pilão Arcado/BA.”, explicou.

Discentes que cursam a disciplina Educação Inclusiva apresentaram soluções para pessoas com altas habilidades

O evento contou com a participação da comunidade acadêmica do IF Sertão-PE, profissionais da educação e pessoas que têm interesse pelo tema. Para a professora da Escola Municipal Vereador Luís Antônio dos Reis, do município de Santo Sé - BA, Regina Rodrigues, o evento serviu para adquirir conhecimentos e gerar motivação. “O encontro veio orientar como incentivar e incluir nossos alunos com necessidades específicas. O novo sempre causa medo e estranheza e sem  instrução fica difícil desenvolver práticas para que os alunos possam ser compreendidos dentro das suas limitações.”, disse.

Utilização de novas tecnologias assistivas, que facilitam o dia-dia das pessoas com deficiência, foram apresentadas ao público

Alunos do curso de Licenciatura em Computação realizaram mostras, em que foram trabalhados comportamentos específicos e soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Nesta terceira semana de inclusão, nosso grupo ficou com a parte da deficiência física. Fomos escalados para  desenvolvermos propostas de softwares e tecnologias assistivas para pessoas com deficiência física e/ou motora. Para isso, trouxemos a realidade virtual, que é capaz de captar os movimentos e projetá-los na tela. Com isso, o participante interage com o jogo e acaba estimulando o cérebro a fazer determinados movimentos.”, explicou o aluno Cícero Alves, do 4º período.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus