Programa que incentiva atitudes empreendedoras será implantado no campus

O Campus Petrolina do IF Sertão-PE recebeu, nos dias 09 e 10 de outubro, a equipe da Junior Achievement, associação educativa sem fins lucrativos, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor dos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho. Em parceria com o MEC/IF Sertão-PE, o Programa Miniempresa será destinado aos alunos dos cursos técnicos do Campus Petrolina.

Diretora Executiva Junior Achievement em Pernambuco ,Rosane Schereschewsky , realiza apresentação do Programa Miniempresa para os docentes durante o Encontro Pedagógico

Inicialmente, no dia 09 de Outubro aconteceu momento de sensibilização com os docentes da Instituição durante o Encontro Pedagógico onde foi apresentada a proposta, metodologia, cronograma de execução do Programa e dia previsto  para participar da capacitação do projeto.

Reunião com a equipe gestora para definir estratégias do programa

As representantes da Junior Achievement, Diretora Executiva Rosane Schereschewsky e a Gestora de Projetos Olga Lucena participaram de reunião com o Diretor Geral ,Fabiano de Almeida Marinho, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Ricardo Barbosa Bitencourt, o Diretor de Ensino em exercício, Clésio Jonas Oliveira, Anne Rose Rodrigues Barboza, Coordenadora Geral de Extensão e o Coordenador do Curso de Técnico em Informática, Fábio Cristiano Oliveira, no qual foram definidos aspectos importantes sobre a forma de participação dos alunos.

Apresentação do programa para os discentes

No dia seguinte, os alunos cursos técnicos conheceram o Programa Miniempresa, produtos que foram criados e, logo após a apresentação, realizaram a inscrição. A ação será desenvolvida em 16 encontros realizados semanalmente nas quartas-feiras no turno oposto da aula. O primeiro encontro será  no dia 18/10.

Pró-Reitor de Extensão, Ricardo Bitencourt, fala da importância do Programa

Durante o desenvolvimento do programa os discentes serão orientados e irão criar uma miniempresa fictícia com toda a parte administrativa, permitindo o conhecimento sobre sua estruturação, tendo por base os campos básicos de um empreendimento (RH, Produção, Marketing e Finanças). Serão formadas quatro miniempresas com 30 alunos que irão desenvolver um produto, o qual, na fase final do projeto, será comercializado em uma feira organizada pela Junior Achievement, vivenciando situações reais do mercado. No final do Programa, está previsto formatura para os participantes.

Alunos e equipe do programa

O Pró-Reitor de Extensão, Ricardo Bitencourt, enfatizou que o projeto propõe uma nova perspectiva de formação para o protagonismo. Poder empreender, e ter suporte para isso, proporciona novas possibilidades para os nossos estudantes , frente aos desafios de um mercado cada vez mais dinâmico.

Caso tenha algum aluno que tenha interesse em participar e não compareceu no dia da inscrição, poderá preencher o formulário clicando aqui, ou se preferir poderá realizar a inscrição presencialmente na Coordenação Geral de Extensão até o dia 16 deste mês.

A lista com o nome dos participantes contemplados para participação no projeto será divulgada no até o final do dia 16/10 (segunda-feira).

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus