Vasta programação marca a Semana de Ciência e Tecnologia do campus Petrolina

Entre os dias 06 e 10 deste mês, foi realizada, no campus Petrolina do IF Sertão-PE, a  Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Este ano, com o tema “A matemática está em tudo”, a programação contou com palestras, oficinas, minicursos e exposições fotográficas. Estudantes, crianças, profissionais da educação e de tecnologia marcaram presença nos eventos realizados.

Alunos foram avaliados através da exposição "História da matemática nas diferentes cultura"

Na segunda-feira (06), pela manhã, alunos e professores já movimentavam o pátio do campus, onde foram realizadas atividades como a “Exposição das esculturas do I concurso de concreto”, realizada pelo curso de edificações, e a mostra “História da matemática nas diferentes culturas”. À noite, no auditório central, foi realizada a abertura oficial da SNCT, que contou com a participação do professor Paulo Freire, o qual ministrou a palestra “A matemática está em tudo”.

O diretor-geral, Fabiano Marinho, parabenizou os organizadores do evento e realizou a abertura oficial do evento, que contou a palestra do professor Paulo Roberto Freire

Nos dias seguintes, a movimentação dos participantes foi intensa. Laboratórios, salas de aula, pátio e auditório estavam sempre ocupados com oficinas e minicursos. Uma das atividades que chamou atenção dos participantes e alunos foi a competição de carros robôs com LEGO EV3 e que fez parte da II Mostra de Jogas e Robótica, do projeto Academia Hacktown.

Equipamentos do laboratório de física serviram para realização de experimentos

A coordenadora de extensão e organizadora do evento, Anne Rose, ressaltou a importância da mobilização. “Avalio positivamente a SNCT, pois propicia a divulgação do conhecimento produzido para comunidade. Além disso, é muito gratificante ver o empenho dos nossos alunos no desenvolvimento das atividades.”, pontuou.

Crianças participam da atividade "Mundo Animal com Robótica - LEGO e Criptografiaa com Robótica Arduino"

Na sexta (10), a palestra “Engenharia Social – Técnicas e cuidados” abordou segurança no ambiente virtual. Para o aluno do 5º período do curso de Licenciatura em Computação, Raine Wollace, os cursos ofertados ampliam o conhecimento e estimulam a pesquisa. “A SNCT é importante porque temos cursos voltados para nossa área (computação) e para outras, abrangendo, assim, diversos campos da ciência.”, disse.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus