Com programação diversificada, campus Petrolina promove Semana da Consciência Negra

Entre os dias 28 e 30 de novembro, o campus Petrolina do IF Sertão-PE, celebrou a Semana da consciência negra. Com o intuito de abordar a temática das minorias étnico-raciais, seu passado e enquadramento social, o evento contou com cine debate, mesa redonda, roda de conversa e oficinas de instrumentos musicais de capoeira.

Documentário, produzido por grupo de alunos, aborda o preconceito

A mesa redonda, que trouxe o tema “Um diálogo interdisciplinar é uma questão de consciência”, observou a temática sobre o ângulo das ciências, como a biologia, filosofia, literatura e sociologia. Professores de diferentes disciplinas explicaram como esse público é estudado e mencionado em suas respectivas áreas. O aluno do 2º ano do médio integrado de química, Ludwig Lima, achou interessante tratar o tema sobre essas diversas perspectivas. “Escutar um poema ou entender as teorias raciais do século XIX nos levam a refletir como foi longo o processo de conscientização e quanto é enraizado socialmente o preconceito.”, disse.

Performance foi apresentada no pátio

Segundo um dos organizadores, o professor de sociologia do campus, Jackson Barbosa, o evento teve o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre as questões raciais. “Foi um momento para analisarmos a integração do negro na nossa sociedade, por isso, contamos com uma programações que envolveu  debate, oficina e  apresentações culturais, buscando discutir e afirmar a cultura da estética negra, que, historicamente, foi muito  oprimida em nosso país”, explicou.

Roda de capoeira integrou alunos e o grupo da cidade de Juazeiro (BA)

Na sexta (30), um grupo de estudantes apresentou performance e um documentário, produzido por eles, em que alunos e servidores são entrevistados sobre experiências e visão pessoal das pessoas negras. Para encerrar a programação, no mesmo dia, alunos participaram de uma roda de capoeira, como forma de celebrar a cultura negra,

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus