Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Bolsistas e orientadores do PIPBEX do campus Petrolina recebem certificado de reconhecimento pelas atividades desenvolvidas em 2017

A tarde da última sexta-feira (02) foi de celebração, no campus Petrolina do IF Sertão-PE. Orientadores e bolsistas, participantes do Programa Institucional de Projetos e Bolsas de Extensão (PiPbex), receberam homenagem pelo desenvolvimento exitoso dos projetos de extensão na comunidade, finalizados no ano de 2017.  A cerimônia, conduzida pela Coordenadora Geral de Extensão Anne Rose Rodrigues, contou com a presença do Diretor-Geral do Campus Petrolina, Fabiano Marinho, do Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Ricardo Bitencourt, do Diretor de Ensino Clésio Jonas Oliveira, dos Chefes do Departamento de Ensino Superior e da Educação Básica e Técnica, Robson Mascarenhas e  Alessandra Latorre.

 


Gestores do campus Petrolina e da Reitoria participam da homenagem aos bolsistas e orientadores do PIPBEX

Na abertura, a Coordenadora Geral de Extensão, Anne Rose, disse que “o momento é  de reconhecimento e agradecimento pelo empenho de cada orientador e bolsista em retribuir à comunidade o que vem desenvolvendo no IF Sertão-PE, como também, uma forma de  integrar todos que estão envolvidos diretamente com as ações de extensão no campus.” Em seguida,  aconteceu apresentação musical baseada no Método “O Passo”, construída pelos alunos no Curso Formação Inicial e Continuada(FIC), ofertado durante o período de Férias.


Socialização do trabalho realizado durante curso de Formação Inicial e Continuada (FIC)

Com muita interação, os presentes puderam conhecer um pouco mais sobre os trabalhos que foram desenvolvidos no campus, como, por exemplo, o projeto “Janelas para o Rio”, que realizou exposição de fotos e distribuição de cartões postais. A apresentação do projeto de extensão em andamento: “Malabarismo e Palhaço: Vivências com a Arte Circense” pelo bolsista Maicon, aluno do curso Licenciatura em Música, trouxe muita risada e alegria , aproximando os convidados do universo do circo, através da prática de malabares e da arte do palhaço.


A professora, Edneide Torres, orientadora do projeto, parabenizou o momento e enfatizou que esse reconhecimento é muito importante para quem faz a extensão no campus

No decorrer da solenidade, várias pessoas discursaram. O Diretor Geral do Campus Petrolina, Fabiano Marinho, parabenizou alunos e orientadores pela execução dos projetos e avaliou de forma muito positiva: “É um evento muito importante para o campus, que está sendo realizado pelo segundo ano, pois coroa os projetos executados nas diferentes áreas. A certificação é uma forma de reconhecer o resultado do esforço dos participantes em aproximar o Instituto da sociedade como, também, de divulgar o que acontece na instituição, motivando outros alunos e servidores a submeterem projetos”,concluiu. “


Orientadores e bolsistas participantes do PiPbex receberam um certificado de reconhecimento pelas atividades desenvolvidas à sociedade. 

"Um evento como esse é de extrema importância, porque finaliza um ciclo de atividades que culmina com um ato festivo no Campus. Os projetos desenvolvidos já tem sua importância reconhecida pela comunidade beneficiada. Aqui, neste momento, orientadores e bolsistas, celebram o resultado de suas ações com a certeza de que há, também, um reconhecimento institucional. O Campus Petrolina, através da Coordenação de Extensão, está de parabéns por repetir, pelo segundo ano, esta iniciativa e esperamos que outros encontros como esse se repitam”, enfatizou o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Ricardo Bitencourt.


Adeildo Magalhães conquistou o 1º lugar na categoria PIBEC Técnico, Renata Silva 1º lugar na categoria Superior e Jamillys Lorena, 3º lugar Superior na JINCE 2017

Para a bolsista Erika Raquel, aluna do curso de Licenciatura em Computação, os “Projetos de extensão além de trazer uma experiência prática de sua área, ainda trabalha o desenvolvimento como humano e profissional. Nossa instituição possui infraestrutura e as ferramentas necessárias para o ensino de qualidade e através destes projetos podemos dar a oportunidade à comunidade externa conhecer e aprender o que vemos aqui. Esse momento de reconhecimento demonstra o quanto a instituição está se importando com essas experiências”, finalizou.Dentre os projetos que foram certificados no Campus Petrolina, os participantes presentes puderem conhecer os três projetos (1º lugar técnico, 1º lugar Superior e 3º lugar Superior) que foram laureados durante a realização da Jornada de Iniciação Científica e Extensão – JINCE, evento realizado anualmente pela Instituição onde são apresentados os projetos de extensão e pesquisa de todos os campi do IF Sertão-PE. 


Os participantes do evento assistiram as apresentações dos três projetos laureados

Para Adeildo Magalhães, que conquistou o 1º lugar na categoria PIPBEX Técnico, o evento promoveu a inclusão. “A certificação foi uma forma bem planejada de reconhecer a extensão no campus, área do tripé do ensino público, mas sem reconhecimento. Além disso, apresentou os projetos e suas temáticas realizados. Tudo isso, fomenta a realização de mais projetos voltados para comunidade fora do campus, bem como traz as pessoas para participarem das ações no meio acadêmico."

Renata Silva, 1º lugar superior, enfatizou que "receber esse reconhecimento da Instituição mostra a relevância que essa tem dado aos projetos de extensão. E o quanto esse tipo de projeto tem causado um grande impacto não só na Instituição, mas, na comunidade como um todo.”

 “Foi muito gratificante poder participar desse momento e saber que o meu esforço contribuiu, também, para o aprendizado de outras pessoas. Não seria exagero dizer que minha vida mudou depois desse projeto e abriu os meus olhos para sempre buscar crescer para ser um ótimo profissional ,colocando em prática os conhecimentos adquiridos, subindo degrau por degrau para o sucesso profissional”,relatou Jamillys Lorena, 3º lugar Superior na JINCE 2017, e aluna do curso Tecnologia em Alimentos.  

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300