Vasta programação marca a Semana da Mulher do campus Petrolina

O Campus Petrolina do IF Sertão-PE realizou, entre os dias 05 e 08 março, a Semana da Mulher. Diversas temáticas foram abordadas, proporcionando  discussão e reflexão acerca de assuntos que permeiam o universo feminino. Uma programação muito especial com palestras, roda de conversas, exibição de vídeos, declamação de poesias, exposição de cartazes e performance musical foram desenvolvidas.

O diretor do campus Petrolina, Fabiano Marinho, abriu a semana da mulher e enfatizou a importância da discussão sobre as temáticas que foram abordadas

Toda ação desenvolvida contribuiu para fomentar a discussão sobre a representatividade das mulheres em diversos contextos, suas conquistas e desafios  enfrentados, assim como, conscientizar a sociedade em geral sobre a importância da valorização feminina para que direitos, sejam de fato, garantidos, e  que toda e qualquer forma de violência ou preconceito não tenha mais espaço, não seja mais uma realidade.

Palestras trouxeram debate acerca do percurso de lutas e conquistas das mulheres ao longo da história

Nas apresentações musicais o repertório escolhido levantou questões sobre posicionamento social e empoderamento da mulher. O público apreciou música de qualidade, através das letras de músicos consagrados.  A performance “Música feminina” e “ Nascida de Vênus” foram apresentadas por alunos do curso de licenciatura em música e participantes do Grupo Tear.

Apresentação de performance musical pelos alunos do  curso  de Licenciatura em Música

Os alunos dos cursos técnicos do Campus Petrolina realizaram exposição de cartazes, destacando mulheres inspiradoras nas mais diversas áreas, produziram documentário com participação de estudantes, servidores e terceirizados sobre violência doméstica, assédio, estereótipos e desigualdade de gênero, além de apresentação musical.

Alunos dos cursos Técnicos realizando apresentação de performance

Dentre os vários assuntos abordados, a palestra “Mulher no mundo dos games: o poder feminino em jogo” ministrada pela Prof. do IF Sertão Willmara Marques, mostrou a ampliação da atuação de profissionais do sexo feminino na área de jogos eletrônicos, não apenas como jogadoras, mas como desenvolvedoras, em um área que, historicamente, é associada somente ao público masculino. A docente de espanhol do campus Petrolina, Hellen Brasileiro ,também, enriqueceu a programação trazendo o debate acerca representatividade da Mulher no PROEJA.

Palestras abordam atuação feminina em Games e espaço da mulher na Educação de Jovens e Adultos

A programação foi concluída com a apresentação da performance “Musas e Músicas” composta por um repertório  que marcou a história, representando a força da mulher que luta por seus direitos.  De forma didática e artística, o público apreciou composições de grandes talentos, intercaladas com a leitura de poemas, abordando estrategicamente as temática discutidas durante a Semana da Mulher.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus