Terceiro Encontro de Educação Musical do Vale do São Francisco reúne pesquisadores, estudantes e profissionais da área

Promover a produção do conhecimento científico acerca do ensino de música e fortalecer seu ensino na educação básica foram alguns dos objetivos do V Fórum da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e Terceiro Encontro de Educação Musical do Vale do São Francisco. Realizado nos dias 19, 20 e 21 de novembro, o encontro foi promovido pela entidade representativa e o IF Sertão-PE.

A abertura oficial contou com a participação da reitorado IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, do presidente da ABEM, Marcus Vinícius, do diretor-geral do campus Petrolina, Fabiano Marinho, do diretor de ensino, Clesio Jonas e do presidente da comissão organizadora, Glenio Vilas Boas.

Com vasta programação, o evento contou com mesas redondas, oficinas, debates, rodas de conversa e apresentações artísticas e culturais. No primeiro dia, os professores Sérgio Figuiredo (UDESC) e Maura Pena (UFPB) trataram sobre as perspectivas do ensino da música a partir das perspectiva das políticas educacionais brasileiras. À noite, Viviane Louro (UFPE) e Flávia Candusso (UFBA) discorreram sobre diversidade e inclusão na educação musica.

Na terça (20), Valéria Lázaro (UFRN) e Sérgio Fiqueiredo (UDESC) apresentaram pesquisas realizadas sobre a implantação do ensino de música em seus respectivo estados. Outro momento marcante, foi a apresentação do coro do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, regido por ex-aluna do curso de Licenciatura em Música do IF Sertão-PE.

No último dia da programação, diversos grupos de trabalho, dividos em diversos eixos temáticos, foram realizados pela manhã. À tarde, os professores Marcus Medeiros (UFJF) e Mário André ( UFRN) explanaram sobre o tema “Currículos e livros didáticos para educação musical escolar: desafios e possibilidade”.

Glenio Vilas Boas, docente e presidente da comissão organizadora, avaliou o evento.  “Foi muito produtivo, pois a discussão, com base prática e teórica, entre profissionais renomados e advindos das diversas esferas de governo, possibilitou grande amplitude ao tema abordado, e serviu como alerta e incentivo para os presentes. Nosso objetivo é democratizar o ensino de música. Outro fator de destaque foi a participação conjunta da ABEM, que além de contemplar nossa região, têm grande respaldo no meio”, afirmou.

“A experiência foi muito válida, pois refletimos nosso espaço e perspectivas para os que chegam ao mercado de trabalho. Como Apesar do curso ser recente aqui no IF Sertão-PE, percebi professores e alunos motivados a buscar conhecimento e atualização”, afirmou o aluno do curso de Licenciatura em Música da UFPE, Áquila Lima.

O encerramento, que foi realizado no tetro Dona Amélia (SESC), contou com a participação da Orquestra do Sertão do IF Sertão-PE, Carrancabones e Samba do Véio da Ilha do Massangano.

Fotos: Luciano Ozenir

Campus Petrolina