Evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra fomenta debate sobre direitos de minorias

Com o tema “ A Luta é de Todas as Cores”, a  programação em alusão  ao Dia da Consciência Negra movimentou o  campus Petrolina nesta sexta-feira (28). Mais de 180 pessoas participaram das oficinas, rodas de conversas e sessões cinematográficas, organizadas  pela Comissão Permanente de Cultura Afro e Indígena da instituição. O evento aconteceu durante todo o dia e  reuniu  estudantes, professores e convidados.

Promoção da igualdade foi o tema central do evento

A estudante Izabelle Lima, do  curso técnico em Química, avaliou positivamente sua participação no evento. “Foi um momento interessante,  esclarecedor. Deveria acontecer mais vezes na nossa instituição”. A professora  Cléssia Pacheco, que intermediou a roda de conversa “Diferenças étnico-raciais na Educação dos Sertões São Franciscano”, também ressaltou a relevância da ação. “ O encontro  foi  enriquecedor, onde tivemos a oportunidade de  discutir várias temáticas  como educação, identidade e autoafirmação do povo  sertanejo", disse a docente.

Segundo o professor Bartolomeu Barros, um dos membros da Comissão, a data é celebrada na instituição há  alguns anos  como forma de promover o debate sobre as temáticas  relacionadas às minorias étnico-raciais, principalmente, dos negros e indígenas.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus