Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Primeiro encontro de ambientação do curso técnico em Química é realizado no campus Petrolina

Foi com integração de professores, alunos e servidores que  o campus Petrolina do IF Sertão-PE realizou o I Encontro de Abientação do curso técnico em química. Nos dias 21 e 22 de março, diversas palestras, com profissionais de diversas instituições, e oficina acolheram e promoveram partilha de conhecimento com alunos novatos e veteranos.  

 

A cerimônia de abertura teve início com a participação do aluno do curso de Licenciatura em Música, Ivan Greg, que, ao som da sanfona, recepcionou os presentes. Em seguida, os diretores geral e de ensino, Fabiano Marinho e Clésio Jonas, reconheceram a importância da iniciativa para comunidade.

 

Em seguida, a professora e presidente da comissão organizadora, Michele Torres, abriu oficialmente o evento. “Montamos uma programação ampla e diversificada para integrar, apresentar o curso/instituição e difundir conhecimento em pesquisa e inovação. Agradeço a Deus e todos que se engajaram na realização inédita do evento, principalmente, os alunos monitores, palestrantes, professores e servidores técnico-adiministrativos. Sintam-se acolhidos e aproveitem os excelentes profissionais que por aqui passarão”, disse. 

  

A grade de programação teve início com a participação da pró-reitora de pesquisa e inovação do IF Sertão-PE, Luciana Cavalcanti,  com a palestra: “Juventude , Pesquisa e Inovação”. A professora Luana Bispo, que ficou responsável pela apresentação do projeto pedagógico do curso, aproveitou para desmistificar certos conceitos. “Normalmente, associa-se o curso apenas a laboratórios, porém, temos um vasto campo de atuação, como desenvolvimento e aperfeiçoamento de novos produtos, tecnologia de alimentos, biocombustíveis, licenciatura/bacharelado, entre outros”. Outra palestra foi “Atuação do Técnico em Química: Farmácia de Manipulação e Tendências Cosméticas”, que, dentre outros temas, abordou novos hábitos de mercado, como os biocosméticos, perfil dos consumidores e influenciadores em comportamentos de compra dos produtos de beleza. 

 

De atividade prática, os discentes participaram da oficina “ Polímeros, de onde veio, para onde vai?”, orientada pelo professor Edson Reis. “Foi minha primeira experiência em laboratório. Achei muito interessante, pois, apesar da identificação, nunca tinha manipulado. Além disso, pude tirar dúvidas com o professor”, avaliou Aparecida Emanuelly, aluna ingressante no curso Técnico em Química. 

 

Atualmente, o aluno Lucas Emanuel, do 4º período do curso técnico em química, realiza trabalho na área e avaliou a palestra. “Estou desenvolvendo projeto de pesquisa e achei bem pertinente o tema, principalmente, por destacar a ascensão e possibilidades do profissional em farmácias de manipulação”, disse. Além das palestras de conhecimento técnico, houve apresentações sobre estágios, extensão, saúde e assistência estudantil e ações beneficentes, como o trote solidário, que arrecadou alimentos não perecíveis para serem doados a instituições sociais.

 

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300