Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Acompanhados por familiares, grupo de estudantes do campus Petrolina participa de atividades culturais 

Os alunos dos primeiros anos do ensino médio dos cursos de Edificações, Química e Informática do campus Petrolina do IF Sertão-PE participaram, na ultima quinta (25), do XII Festival Aldeia Vale Dançar, promovido pelo SESC Petrolina. 

 

 A atividade foi uma iniciativa do Núcleo de Artes do campus Petrolina em parceria com o SESC,  que disponibilizou os ingressos gratuitos através do seu programa de formação de plateia. Alguns foram acompanhados e assistiram ao espetáculo Rio de Contas da Cia de Dança do SESC Petrolina e conversaram com os bailarinos, ao final do espetáculo. Na oportunidade alguns servidores e terceirizados também puderam participar com suas famílias. O terceirizado Roberto Coimbra revelou que foi a primeira vez que foi ao teatro,  e  ficou feliz em levar suas filhas para um espetáculo de dança. Uma delas deseja estudar e seguir profissionalmente nesta área.

Segundo a professora de artes, Edneide Torres, um dos objetivos da visita foi ampliar o acesso aos ingressos para  familiares e  discentes participarem juntos  das atividades culturais. “A participação dos pais é importante neste processo de formação. Mas, quando os pais não têm acesso,  dificulta essa construção. A parceria escola-família e o apoio de instituições promotoras de cultura na cidade são  fórmulas potentes na melhora da educação cultural dos nossos alunos”, declarou. 

Em conversa com as turmas, a professora de artes Edneide Torres identificou que a maioria nunca havia ido ao teatro, nem sabiam da existência dos grupos de dança na cidade. Alguns já haviam ouvido falar em Samba de Véio e Reisado, mas nunca tinham visto. “Esse dado preocupa quando estamos falando de uma educação integral para a cidadania. Ter acesso aos bens culturais da região, valorizar e preservar sua memória são eixos presentes nos projetos de cursos do nosso ensino médio. Por isso, acho ações como essas necessárias, pois, tratando-se de formação cultural, nem sempre a sala de aula é o suficiente. É preciso sair dos muros da escola”, afirmou a docente.  

 

 

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300