Discentes do campus Petrolina criam softwares que beneficiam alunos e comunidade

Um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Computação do campus Petrolina do IF Sertão-PE desenvolveu aplicativos com conteúdo institucional e de gerenciamento. Os discentes fazem parte do Projeto Fábrica De Software, desenvolvido em 2011 através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

Jayany Gomes e Fernando Pereira foram parceiros no desenvolvimento do Caroá, aplicativo que beneficiará alunos e servidores da unidade. Segundo eles, a iniciativa surgiu através das demandas compartilhadas pelos colegas e que teve seu desenvolvimento iniciado na Incubadora do Semiárido (ISA), do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IF Sertão-PE. “O carro-chefe é o cardápio da semana, mas tem outras funcionalidades, como as notícias, SAGE e horário escolar. Pensamos em unificar todos os serviços para maior comodidade dos estudantes”, revelou Jayany Gomes.

Outro projeto semelhante foi o Berganês, aplicativo que administra a criação de animais, de autoria do aluno do oitavo período, Matheus Vinicius, juntamente como os discentes Jorge Emanoel, Jetson Melo, Mateus Joadson, Phelipe Ramom e Renan Filipe. “O sistema pode gerenciar a criação de caprinos e  ovinos, tanto na administração dos próprios animais, quanto na quantidade de insumos e  controle financeiro das propriedades, alem de outras funções”, explicou o discente. O software, segundo o aluno, já foi utilizado por docentes do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE.

Desenvolvido e coordenado pela professora Jussara Moreira, juntamente com outros decentes, o projeto objetiva não somente o desenvolvimento de software, mas busca o direcionamento da pesquisa para obtenção de novas tecnologias. Segundo Jussara, a fábrica é uma oportunidade de aprender, potencializando o conhecimento na prática, além de atender demandas específicas dentro e fora de da instituição.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus