Evento contou com ampla programação e fomentou a pesquisa e o ensino da área

Aconteceu, entre os dias 17 e 19 de junho, a Semana do Químico do campus Petrolina do IF Sertão-PE. Este ano, o evento celebrou os 150 anos  da criação da tabela periódica e reuniu professores, estudantes e pesquisadores.

A abertura oficial contou com a presença da reitora, Leopoldina Veras, dos diretores geral e de ensino, Fabiano Marinho e Clésio Jonas, além de coordenadores e docentes. Em sua fala, Leopoldina parabenizou a comissão organizadora e incentivou os estudantes: “Esta é uma oportunidade de ampliarmos os nossos conhecimentos, além de podermos nos descobrir na área. Permitam-se apaixonar por essa ciência”, disse. Já o diretor geral, Fabiano Marinho, reconheceu a importância e referência da Tabela Periódica para o ensino.

Nos três dias do evento, diversas oficinas e palestras movimentaram a unidade. “Desenhos Químicos: Arranjos e Orbitais”, “Ensino com Materiais Alternativos” e “O Corpo Explica: Análise Corporal Aplicada à Educação” foram algumas das oficinas realizadas.

No último dia do evento, licenciandos participantes do PIBID e da Residência Pedagógica expuseram trabalhos e atividades desenvolvidas em escolas estaduais e municipais de Petrolina, como: maquete de tratamento da água, jogos avaliativos e modelos moleculares lúdicos. “Aqui é apenas uma mostra do que os programas nos proporcionam: imersão e complementação da prática e atividade docentes”, explicou a aluna do oitavo período, Alexssandra Andrade.

“Este ano tivemos uma procura expressiva dos alunos. O vento foi um sucesso. Quero agradecer alunos, professores e todos os envolvidos”, declarou a docente, Kamilla Barreto, presidente da comissão organizadora.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus