“Arte da Palavra” promove o encontro da comunidade acadêmica do campus Petrolina com a escritora mato-grossense Pacha Ana

Na tarde do último dia 10, a comunidade acadêmica do campus Petrolina recebeu uma atividade de extensão realizada em parceira com o Serviço Social do Comércio (Sesc): o Circuito Nacional de Oralidades, uma das ações do projeto “Arte da Palavra”, que busca oferecer atividades que atuem em todo o campo da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias.

A escritora Pacha Ana apresentou o recital “Faces: A Poesia Negra Em Mim, Em Nós”

Voltado para as diferentes manifestações da palavra falada com o intuito de promover um momento de apreciação artística e de diálogo, o Circuito Nacional de Oralidades trouxe para o IF Sertão-PE a cantora, compositora, poetisa mato-grossense, MC de batalhas e slammer Pacha Ana. Com o recital “Faces: A Poesia Negra Em Mim, Em Nós”, Pacha apresentou um repertório inspirado em fatos noticiados nos telejornais, propondo uma reflexão sobre preconceito e desigualdades sociais.

O público, formado majoritariamente de estudantes, conversou com a escritora sobre literatura

Após o recital, a jovem escritora conversou com o público sobre a sua relação com a escrita, enfatizando a força que a poesia marginal tem ao colocar temas em reflexão. A escritora falou ainda sobre a recepção da poesia marginal e o fato de nem todo mundo gostar do que ela faz. “Gosto de chocar o público, porque acredito que isso tem a capacidade de afetar as pessoas. É diferente eu chegar aqui e falar o que deu nos jornais. Mas as pessoas têm direito de não gostarem”, destacou ela, ao argumentar sobre as suas escolhas e a necessidade de acolher ideias diferentes.

O público presente assistiu com atenção e curiosidade. Alguns estudantes se reconheceram nos temas abordados, como Ivan Greg, que disse ter se identificado com o olhar de medo e nojo que a poesia de Pacha expressa. “Já passei por isso. O bandido e o ladrão sempre vão acusar primeiro o negro”, comentou ele. De acordo com a estudante Fabiana Leão, “a maneira direta de transmitir temas polêmicos como racismo, preconceito, machismo, feminismo através da poesia mostra mais ainda a importância da arte, seja qual for seu modo de transmissão”.

O projeto “Arte da Palavra” busca oferecer atividades que atuem em todo o campo da literatura

O projeto "Arte da Palavra" segue na próxima semana com o Circuito Criação Literária. O escritor paraense Andrei Simões será o ministrante da oficina, de segunda (23) a sexta-feira (27), das 18h às 22h, no Sesc Petrolina. O valor da inscrição é R$ 20 para o público geral e R$ 10 para comerciários e dependentes. Mais informações em http://www.sesc.com.br/portal/site/ArtedaPalavra/home

Com informações da professora Edneide Torres

Campus Petrolina