Quarta edição do Seminário Gênero e Sexualidade é realizado no campus Petrolina

Nos dias 26 e 27 de setembro, o campus Petrolina do IF Sertão-PE realizou o IV Seminário de Gênero e Sexualidade. Rodas de conversa, oficinas e exibição de documentários promoveram debates sobre temas como: planejamento familiar, gênero e religião e feminismo negro.

Educação sexual e métodos contraceptivos foram alguns dos temas abordados em oficina

A quarta edição do Seminário de Gênero e Sexualidade envolveu os estudantes em discussões sobre o feminismo negro e planejamento familiar nas oficinas ministradas pela Assistente Social, Karina Leonardo, e pela Enfermeira, Christiane Almeida. O evento teve início com momento de diálogos e trocas de experiências de educação sexual, métodos contraceptivos, modelos familiares e afetivos, bem como, a desigualdade de oportunidades, o assédio e abuso sexual.

Roda de conversa debateu suicídio e vulnerabilidade LGBTI+

Nesse contexto, se inseriram também as rodas de conversa sobre Suicídio e vulnerabilidade da população LGBTI+, mediada pela médica do Campus Petrolina Zona Rural, Andreza dos Anjos e pela Psicóloga Tássia Cavalcanti, no qual os participantes puderam compartilhar dúvidas e mobilizar estratégias de cuidado com pessoas próximas, amigos, familiares que convivem atualmente com o suicídio, enquanto uma forma de expressão para um intenso sofrimento psicológico sentido/vivenciado socialmente.

Evento possibilitou discussões e explicação de questionamentos dos discentes

No auditório central, a Psicóloga, Nara Alves mediou, a roda de conversa sobre Gênero e religião, no qual foram problematizados nas diversas expressões religiosas, os lugares que destinavam às mulheres e as pessoas LGBTI+. E, buscando aproximar e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre os efeitos perversos do machismo na vida dos homens foi exibido o documentário “O silêncio dos homens”, mediado pelas profissionais Edlúcia Costa, professora de História, Andreza dos Anjos, Médica, Érika Freire, Psicóloga do Campus Santa Maria e Tássia Cavalcanti.

Gênero e religiao foi o tema abordado pela psicóloga Nara Alves

A aluna do 2º ano do curso de Eletrtécnica, Havenna de Lima, participou de roda de conversa e avaliou positivamente o evento. “Este momento de sensibilização é importante, principalmente, por ser um espaço onde o público jovem é maioria. Gostei também porque senti espaço para minha fala”, disse.

Evento reuniu alunos, servidores e profissionais de saúde

“O IV Seminário de Gênero e Sexualidade constituiu e vem se afirmando no campus Petrolina como um potente ambiente de formação dos estudantes sobre questões de relevância social que atravessam as vivências e o processo de ensino-aprendizagem. Esperamos que se multipliquem essas iniciativas em todo o IF Sertão, assim como, o compromisso ético com mais empatia e justiça social”, finalizou Tássia, presidente da comissão do evento.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus