Semana Nacional de Ciência e Tecnologia fomentou discussão sobre bioeconomia e sustentabilidade no campus

O campus Salgueiro do IF Sertão-PE promoveu, de 05 a 12 de novembro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que teve como tema bioeconomia e desenvolvimento sustentável. O evento contou com palestras, oficinas, minicursos e apresentações culturais que abordaram a utilização sustentável e inovadora de recursos biológicos renováveis em substituição às matérias-primas fósseis para produção de alimentos, combustíveis e energia, entre outros.

Evento discutiu a bioecnomia e soluções para uso de materiais alternativos na produção de alimentos e energia

A programação contemplou oficinas de produção de sabão com óleo reaproveitado, produção de panetone com frutas cristalizadas alternativas, linguiça de caprino e e manta de carne. Também houve oficina de introdução ao arduíno, aplicação de medicamento em ruminantes, confecção de artesanato com material descartável e programação mobile.

Entre as palestras, destacaram-se a discussão sobre nanotecnologia no Sertão, extrativismo de umbu, e energias renováveis. O Releia, repositório institucional do IF Sertão-PE, também foi tema de discussão no evento. Lançado este ano, o repositório já conta com acessos de outros países, configurando-se uma importante ferramenta de popularização e difusão da pesquisa desenvolvida no instituto.

A Semana terminou com premiação para os estudantes que desenvolvem pesquisa e extensão no campus, como uma forma de reconhecimento e incentivo aos alunos bolsistas. O evento foi finalizado com um recital de violão, promovido pela turma do curso livre de violão iniciante, intermediário e infantil.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural