Servidores participam de seminário sobre construção de sentidos no ambiente de trabalho

O campus Salgueiro do IF Sertão-PE vivenciou um momento de importante debate sobre a construção de sentidos no ambiente de trabalho, durante seminário promovido com essa temática na instituição, na quarta-feira (18). Professores e técnicos-administrativos do campus, de outras unidades do IF Sertão-PE e de instituições convidadas participaram do evento, que contou com mesa de debates e oficinas promovendo reflexões sobre a felicidade, relações interpessoais e a motivação no serviço público.

Convidados da Universidade Federal do Agreste Pernambucano participaram da mesa de debates

O seminário começou com apresentação cultural dos servidores Fábio Marins e Ulisses Azevedo, que integram o grupo de poetas do sertão central pernambucano, seguido da mesa de debates com o tema principal do evento. Mediado pela administradora do campus, Naylane Leite, a mesa contou com participação dos convidados Jackson Neves, Valdeline Cardoso e Marlon Souza, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, que abordaram as principais teorias da Administração e da Gestão de Pessoas sobre felicidade, motivação e ética no serviço público. "Um servidor motivado pode transformar o seu ambiente de trabalho e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. É importante que os gestores saibam identificar práticas e elementos motivacionais para fomentar o desenvolvimento humano das suas equipes, bem como os próprios servidores possam buscar essa motivação dentro de si, para que o trabalho também seja fonte de felicidade e bem estar. O serviço público sempre teve o estigma de ser apenas um trabalho estável, mas é muito mais que isso, precisa ser visto também como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional na carreira do servidor", destacou Jackson Neves.

À tarde, a programação foi dividida em oficinas de meditação, literatura de cordel e discussões sobre democracia, qualidade de vida no trabalho, e atividade docente. Para a psicóloga do campus Santa Maria da Boa Vista, Érica Freire, o evento foi mais que proveitoso. "Pensar a construção de sentidos no trabalho é pensar nos sujeitos, nas pessoas que fazem parte da instituição e que tanto transformam o seu ambiente de trabalho como são constantemente transformados por ele. Precisamos falar sobre as pessoas, falar e promover o cuidado, a atenção, tornar o nosso ambiente de trabalho menos técnico e mais humano. O seminário promoveu reflexões muito interessantes sobre isso, e permitiu a troca de ideias e espaço de fala, que foram muito enriquecedores", avaliou.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural