Curso de Sistemas para Internet forma primeiro concluinte, que comemora o primeiro emprego na área

Terminar a faculdade com um bom emprego é o sonho de muitos estudantes, mas para Jefferson Barros, de 20 anos, já é uma realidade. Primeiro aluno a concluir o curso de Sistemas para Internet no campus Salgueiro do IF Sertão-PE, ele realizou a colação de grau extemporânea nesta terça-feira (11), sem os colegas de classe e apenas no gabinete da Direção Geral, por um excelente motivo: foi contratado para trabalhar na área, em São Paulo, e já está de malas prontas para seguir na carreira.

O curso de Sistemas para Internet foi inaugurado no campus em 2017, com a proposta de formar tecnólogos capacitados para atuar na área de desenvolvimento de sistemas de internet, mobile e segurança da informação, tendo em sua grade curricular bastantes disciplinas voltadas às necessidades práticas do mercado. Embora sempre tenha demonstrado interesse pela tecnologia da Informação, Jefferson conta que tinha mais conhecimento na área de manutenção de computadores, que ele procurava estudar nos horários livres durante o Ensino Médio, cursado em escola tradicional. Ao ingressar no curso de Sistemas, que é bastante voltado para programação, acabou descobrindo um novo interesse.

Jefferson colou grau no Gabinete, antes da turma, para poder assumir a vaga na área de Sistemas, em São Paulo

"Descobri esse "outro lado da moeda", então acho que o curso veio para me complementar. Eu não conhecia muito os conceitos de linguagem de programação, mas gostei muito e isso ampliou minhas possibilidades", explicou Jefferson Barros. Ele conta que, durante a graduação, participou como monitor da Academia Hacktown, o projeto de ensino de programação para crianças, e foi uma experiência igualmente enriquecedora. "Foi algo que me transformou como pessoa, tive que aprender a trabalhar a timidez e lidar com os alunos. Foi incrível, evoluí muito pessoal e profissionalmente", lembrou.

Após defender o trabalho de conclusão de curso, sobre desenvolvimento de aplicações mobile, o então concluinte de Sistemas recebeu a proposta para trabalhar na área em São Paulo, sua cidade natal, e agora vai levar os conhecimentos aprendidos no campus para a região sudeste do país. "Nasci em São Paulo, mas moro em Salgueiro há muito tempo. Eu não imaginava que já conseguiria um emprego tão perto da formatura do curso, mas sabia que estava preparado para enfrentar os desafios profissionais e que queria batalhar para ser o melhor. Fiquei muito feliz quando aconteceu e vou motivado para crescer na carreira", afirmou.

Para o Diretor Geral do campus, professor Josenildo Forte, o desempenho de Jefferson veio reafirmar a qualidade do curso de Sistemas para Internet e do próprio campus como instituição, deixando professores e coordenadores muito orgulhosos. " Temos uma formação de qualidade e alunos empenhados em alcançar bons resultados, e Jefferson é motivo de orgulho para nós. Sabemos que será um ótimo profissional e torcemos pela sua realização", declarou.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural