-
Última Atualização: 31 Março 2015
-
Criado: 31 Março 2015
-
Acessos: 3150
Debate sobre literatura e gênero reúne estudantes no câmpus Salgueiro
Qual é o papel da mulher na sociedade atual e como ele está representado na literatura? Para responder a estas questões, o Clube do Leitor do câmpus Salgueiro do IF Sertão-PE e o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígena (Neabi) promoveram, nesta segunda-feira (30), um encontro temático que reuniu alunos do Ensino Médio Integrado e de escolas públicas municipais e estaduais, com a mediação da professora convidada Vívian Leone.
Além de refletir sobre personagens clássicas da literatura nacional, como Macabéa, de A Hora da Estrela, e Lucíola, do romance homônimo de José de Alencar, os participantes também discutiram textos contemporâneos que trabalham os direitos das mulheres e o preconceito de gênero. “A cultura de desvalorização feminina foi construída pela sociedade patriarcal e machista; não podemos aceitá-la e reproduzi-la sem questionar. Através da literatura, podemos perceber os estereótipos que rodeiam este universo e estimular mudanças”, afirmou Leone.
Estudantes debateram os estereótipos de gênero encontrados na literatura nacional e estrangeira
Este foi o segundo encontro do Clube do Leitor, criado em janeiro pela Biblioteca do câmpus como um espaço de incentivo à leitura para alunos e servidores. A próxima reunião, marcada para abril, vai abordar literatura fantástica.