Campus Salgueiro promove evento gratuito sobre cultura maker na próxima quarta (28)

Você já ouviu falar na cultura maker? É uma cultura de incentivo à autonomia e à criatividade que, na educação, vem se tornando popular por meio de projetos que incentivam os estudantes a criar soluções para problemas do cotidiano com auxílio de laboratórios e recursos tecnológicos. O campus Salgueiro está implantando um desses espaços de incentivo à autonomia, o Laboratório Maker, por meio do projeto de extensão "criando pontes para o conhecimento no Sertão", coordenado pelo professor Marcelo Anderson, e para explicar à comunidade um pouco mais sobre essa novidade, vai promover um evento online e gratuito sobre o tema na próxima quarta-feira (28).

O objetivo do evento é apresentar um pouco mais sobre a cultura maker e o laboratório que está sendo montado, de modo a incentivar alunos e servidores a se envolverem no projeto. Para a montagem do laboratório, o campus recebeu cerca de R$80 mil em equipamentos como impressoras e canetas 3D, kits de ferramentas, arduíno e robótica, smart tvs e notebooks, e espera uma aprovação na ampliação do orçamento para oferecer ainda mais recursos nesse novo espaço.

Segundo o coordenador do projeto, professor Marcelo Anderson, o laboratório não terá um dono ou coordenação (de curso) especificamente responsável por ele, a ideia é que o ambiente seja usado sempre que houver necessidade de atividades que estimulem a criatividade. "Ele pode ser usado para aulas, pesquisa, extensão e inovação, são muitas possibilidades! Só poderemos utilizá-lo, de fato, quando as aulas presenciais forem retomadas, mas até lá queremos que a comunidade acadêmica vá se familiarizando com essa cultura e as possibilidades que o LabMaker oferece. Por isso decidimos promover o evento online", explicou.

A programação inclui palestras e oficinas com professores do campus e convidados. O evento é gratuito e será transmitido pelo Youtube. Para participar basta se inscrever neste link.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural