Campus Salgueiro do IFSertãoPE oferta 90 vagas em cursos superiores para o semestre 2021.2

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2021.2 começam no próximo dia 3 de agosto e o Campus Salgueiro do IFSertãoPE vai oferecer 90 vagas em três cursos superiores que funcionam na unidade: Tecnológico em Sistemas para Internet, Tecnólogo em Alimentos e Licenciatura em Física. São 30 vagas em cada um dos cursos, com acesso através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e aulas previstas para iniciarem em setembro.

Abaixo, está um rápido guia de apresentação dos cursos oferecidos pelo Campus Salgueiro do IFSertãoPE.

Sistemas para Internet

O curso Tecnológico em Sistemas para Internet tem duração de três anos, com aulas à tarde, e prepara os estudantes para o mercado de trabalho, pois está alinhado ao perfil tecnológico exigido pelas diversas organizações, através das tecnologias utilizadas atualmente. Além disso, a formação técnica está aliada à formação ético-social, promovendo a preparação completa do profissional.

O tecnólogo em Sistemas para Internet trabalha no desenvolvimento de programas, de interfaces e aplicativos, do comércio e do marketing eletrônicos, além de páginas e portais para internet e intranet. O campo de atuação também envolve o gerenciamento de projetos de sistemas e o desenvolvimento de aplicações para a rede mundial de computadores e a integração de mídias nas páginas de internet.

Aula prática de sistemas digitais

A área de atuação do profissional em sistemas para internet envolve também uma série de tecnologias emergentes, como a computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos. Por essas características, o curso possibilita a atuação do egresso do curso Tecnológico em Sistemas para Internet em diversas atividades, tanto no setor público, quando no privado.

Tecnologia em Alimentos

O curso de Tecnologia em Alimentos tem duração de três anos e as aulas acontecem no turno vespertino. A formação prepara os estudantes para serem profissionais com competências e habilidades para planejar, implementar, administrar, gerenciar, promover e aprimorar com técnica e tecnologia a área de alimentos. Essas habilidades possibilitam ao egresso assumir ação empreendedora em pesquisa e inovação, aliada à consciência do seu papel social.

Estudantes do curso de Tecnologia em Alimentos do Campus Salgueiro do IFSertãoPE

O tecnólogo em alimentos pode atuar em indústrias de diversos ramos alimentícios, em laboratórios de análises e de desenvolvimento de produtos e processos, na gestão e controle de qualidade, difusão de tecnologias de beneficiamento e processamento e com prestação de consultorias a empresas da área.

Licenciatura em Física

O curso de Licenciatura em Física tem duração de quatro anos, com aulas à noite. A formação é voltada para a preparação dos egressos para o exercício da docência na educação básica, nos Ensinos Fundamental e Médio.

O egresso do curso de Licenciatura em Física do IFSertãoPE terá competências e habilidades para lecionar em escolas de educação básica de todo o país, com sensibilidade em regiões carentes, considerando sempre a realidade local. A este profissional é possível ainda desenvolver pesquisas para a divulgação científica, atuar como instrutor em centros de pesquisa e museus de ciências e realizar/orientar experimentos didático/demonstrativos em diversos ambientes.

Experimentos de física realizados por estudantes

Outra possibilidade proporcionada pelo curso de Licenciatura em Física é o desenvolvimento de uma carreira acadêmica. A formação sólida proporcionada pelos conhecimentos e discussões conduzidas pelos docentes oferece condições aos egressos de concorrer em seleções de pós-graduação e prosseguir os estudos em cursos de mestrado.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural