Mostra Interativa marca o Dia Nacional do Sistema Braille no campus

O Dia Nacional do Sistema Braille, comemorado em 08 de abril, foi marcado por uma exposição interativa organizada no hall do campus. Promovida pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), a mostra envolveu alunos e servidores, e oportunizou a comunidade interna conhecer diversos equipamentos e recursos pedagógicos, como a máquina Perkins (uma máquina de escrever em Braille), jogos, globo terrestre e mapas.

Alunos puderam conhecer vários recursos pedagógicos em Braille

Durante a exposição, os alunos puderam experimentar escrever seus nomes em Braille, com orientação dos servidores do Napne, e se divertiram com os jogos. "Foi um momento muito importante de interação e conscientização sobre a importância do Sistema Braille para inclusão das pessoas com necessidades específicas. É a partir deste tipo de interação que oportunizamos minimizar preconceitos e levar o conhecimento dos recursos pedagógicos para mais pessoas. As pessoas com deficiência visual podem ter uma vida escolar mais eficiente e participativa quando têm à disposição recursos como os que mostramos, hoje. Disseminar isso é fundamental", explicou o coordenador do Napne, Jullyvan Souza.

O Sistema Braille é um código universal de leitura tátil e escrita, criado na França, no século XIX, e introduzido no Brasil em 1854, com a fundação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atual Instituto Benjamin Constant.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural