I Colóquio de Pesquisa e Extensão destacou importância da pesquisa científica na construção da carreira acadêmica e da Educação para transformar vidas

O I Colóquio de Pesquisa e Extensão do campus Salgueiro, realizado no dia 27/10, foi marcado por palestras que destacaram o papel da pesquisa e da extensão na carreira acadêmica, e o papel transformador da Educação. O evento contou com palestra do professor Getúlio Paiva, que é coordenador de Pesquisa do campus, e da professora convidada Simone Maria dos Santos.

Professor Getúlio falou sobre plágio e ética na pesquisa

Segundo o professor Getúlio Paiva, que também foi idealizador do evento, a proposta do I Colóquio foi chamar atenção dos estudantes para participarem de Pesquisa e Extensão, e conhecer as possibilidades de atuação na carreira acadêmica. Na sua palestra, ele falou sobre a construção ética da pesquisa, plágio e o papel da ciência na sociedade moderna.

Professora Simone falou sobre motivação para estudar, seguir carreira acadêmica e realizar sonhos

Já a professora convidada Simone Maria dos Santos falou sobre motivação, e como a Educação pode ajudar a transformar vidas e realizar sonhos. "Quando eu era aluna, gostava de ouvir e ver que os sonhos seriam possíveis. Foi muito gratificante participar do Colóquio e poder fazer esse papel de incentivar os participantes. Foi um evento ímpar, enriquecedor, com muita partilha de conhecimento e experiências", disse a professora. Simone também destacou a dificuldade, em muitas realidades acadêmicas, de os alunos se sentirem motivados. "Muitos professores lidam com essa questão da falta de motivação do aluno para estudar, entender o que é pesquisa e como pode trabalhar nessa área. A palestra foi uma oportunidade de falar sobre isso, também, mostrar possibilidades de carreira e reforçar como a Educação é importante. Quando realizamos uma palestra motivacional e salientamos a importância da educação e do poder da pesquisa, de certa forma mostramos ao aluno uma visão que o sonho poderá se tornar possível, principalmente quando exemplificamos pessoas que superaram as dificuldades e desafios ao longo de sua trajetória", afirmou.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural