Comitiva do IFSertãoPE participa de Hackathon Mercosul, no Paraguai

Estudantes e professores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) integraram a equipe brasileira, selecionada pelo Ministério da Educação (MEC), no evento de criatividade, inovação e prototipagem do Mercosul, no estilo Hackathon. Os participantes do desafio são estudantes do ensino técnico de nível médio do Campus Salgueiro, da área de Informática.

O evento ocorreu na primeira semana de junho, na cidade de Assunção, com a participação de quatro países do Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Os estudantes apresentaram um software, em espanhol e português, que desenvolveram para um sistema de consulta, dados e estatísticas, para ser utilizado em instituições de ensino.

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC realizou a seleção e o fomento da participação da equipe que representou o Brasil no desafio, por meio do Edital n.º 25/2023. A iniciativa objetivou promover e enriquecer o ensino da educação técnica e profissionalizante na região. Após a edição do Hackathon Mercosul, a comissão organizadora realizará uma avaliação a respeito da experiência e definirá sua continuidade, além de propor a análise do uso do aplicativo com outros alunos.

A equipe do IFSertãoPE foi composta por dois professores e dez estudantes, além de uma integrante da Setec que acompanhou a comitiva. O Hackathon Mercosul é uma grande oportunidade para os estudantes colocarem em prática as competências e habilidades adquiridas durante a formação. Além disso, a maratona desenvolve habilidades para resolução de problemas, promovendo, ainda, a colaboração entre os participantes de uma forma criativa e inovadora.

Hackathons – os eventos reúnem desenvolvedores de software, designers e outros profissionais relacionados à área de programação com o intuito de, em um período curto, criarem soluções inovadoras para algum problema específico. Como parte das atividades de intercâmbio de conhecimentos e interação técnica internacional dos países-membros do Mercosul, foi realizado o “Projeto de Capacitação em Criatividade, Inovação e Prototipagem do Mercosul – Desafio de Inovação Mercosul” como um projeto-piloto orientado a potencializar e enriquecer o nível de aprendizagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

Campus Salgueiro