-
Última Atualização: 21 Julho 2023
-
Criado: 21 Julho 2023
-
Acessos: 1004
Campus Salgueiro participa do 3º. Encontro com as Artes, as Lutas, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas
O Campus Salgueiro participou, de 09 a 14 de julho, do 3º Encontro com as Artes, as Lutas, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas, evento internacional que reúne a comunidade quilombola, professores da educação específica, estudantes universitários e estudiosos da área, bem como comunidades quilombolas de municípios vizinhos e autoridades do governo federal.
Durante uma semana, em um processo de imersão, foram realizados processos de trocas entre a comunidade, parceiros e visitantes através de vivências, oficinas, palestras e apresentações.
Estudantes participaram da oficina de fotografia e vìdeo
Com uma grande quantidade de estudantes e projetos de extensão desenvolvidos na comunidade, o Campus Salgueiro do IFSertãoPE esteve presente no evento com inúmeras atividades, dentre as quais a oficina “Imagem Ocupada: fotografia e vídeo para movimentos quilombolas” realizada pelo Grupo de Pesquisa OcupaLab, com coordenação do professor e fotógrafo Frido Claudino, e assistência do estudante Pedro Vitor do curso de Licenciatura em Física.
Ao longo de dois dias, a oficina trabalhou com os estudantes do 3º. ano do ensino médio da Escola Quilombola Rosa Doralina Mendes os elementos da linguagem e da técnicade fotografia e vídeo. Em uma perspectiva de intercultural e decolonial os estudantes foram convidados a pensar em uma representação visual e imagética própria do povo negro e quilombola através dos elementos históricos da comunidade, seus processos de luta e sua cultura, elaborando narrativas que contribuam para o fortalecimento da luta política e da identidade cultural da comunidade.
O último dia da oficina contou também com a presença do artista visual Weverton, que contribuiu com a apresentação do seu trabalho de instalação e exposição fotográfica “Herdeiros” e a professora Kêka Oliveira que organiza o projeto “Crioulas Vídeo”. Enquanto artistas da comunidade, ambos encerraram a oficina trazendo o olhar próprio do povo de Conceição das Crioulas.