Campus Salgueiro terá 1º Centro de Inovação do Sertão em 2024

O campus Salgueiro do IFSertãoPE já começou o ano de 2024 com um importante marco na sua história: a instituição vai construir o primeiro Centro de Inovação e Cultura Maker do Sertão, com início da obra previsto para fevereiro. O espaço, fruto de esforços coletivos de professores, gestores, autoridades e parceiros, irá abrigar a Incubadora Sertão Maker, sala de reuniões, sala de podcast, laboratório de Internet das Coisas (IoT), e um laboratório de Tecnologias do Futuro. É um investimento que promete fomentar a cultura de inovação e desenvolvimento tecnológico na região.

LABORATRIO DE TECNOLOGIAS DO FUTURO

Laboratório de Tecnologias do Futuro será um dos 4 ambientes do Centro

Não é de hoje que o campus vê progressos importantes nessa área. Em 2021, em parceria com o MEC/SETEC, o campus conseguiu recursos para implantação do LabMaker, o primeiro espaço de cultura Maker da instituição, com equipamentos e estrutura para aulas imersivas, projetos de pesquisa e extensão envolvendo Lógica de Programação, Robótica, Inteligência Artificial, entre vários outros recursos, avaliados em mais de R$1 milhão. Em 2022, foi criada a Incubadora Maker, que já graduou nove empresas de Salgueiro, Recife e Natal (RN), e realizada a primeira maratona de negócios e inovação HackaSertão Salgueiro. O campus também conseguiu levar estudantes dos cursos técnicos e superiores a eventos importantes de inovação, como o RECnPlay, em Recife, e a maratona Hackaton Mercosul, em Assunção no Paraguai.

0669917c a518 4cff bd5d 8d5036409042

Hacka Sertão, realizado em 2023, vai ter segunda edição este ano

Depois de conhecer vários centros de inovação em outras instituições, dentro e fora do Brasil, o professor Marcelo Anderson conta que percebeu potencial em aplicar o modelo no campus Salgueiro, e partiu em busca de apoiadores. Assim, nasceu o projeto, e a jornada em busca de recursos. “A cultura Maker é uma cultura que transforma não só o processo de ensino e aprendizagem, mas que oportuniza aos alunos e à comunidade externa pensarem e desenvolverem soluções para problemas reais da nossa sociedade utilizando tecnologia moderna. O LabMaker tem mostrado resultados excelentes, mas faltava espaço adequado para reunião das equipes, das empresas incubadas, e para desenvolver outros projetos de base tecnológica. O Centro de Inovação vem preencher essa lacuna! Inicialmente pensado com quatro ambientes – sala de podcast/sala de reunião, laboratório de IoT, Laboratório de Tecnologias para o Futuro e a incubadora Sertão Maker – ele vai atender comunidade interna e externa. É uma grande conquista para nós, como instituição, e para a sociedade”, disse Marcelo.

Atualmente, o campus já tem uma série de projetos em desenvolvimento, em parceria com Sebrae, Cesar School, Amazon AWS, FACEPE, prefeitura de Salgueiro, e com a chegada do Centro de Inovação, deve estreitar ainda mais os laços. “Futuramente, a perspectiva é criar um Parque Tecnológico do Sertão, para que mais empresas e projetos possam ser beneficiados”, explicou o professor Marcelo.

A obra do Centro de Inovação deve iniciar em fevereiro, e ser concluída no segundo semestre deste ano.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural