Criadores aprendem a combater doenças e cuidar do rebanho durante curso FIC

Na quarta-feira (07), uma cerimônia de entrega de certificados marcou o encerramento das aulas e o início de uma nova rotina para os criadores de ovinos e caprinos de Salgueiro. Eles participaram do curso de Formação Inicial e Continuada em Manejo Geral de Ovinos e Caprinos de Corte, oferecido pelo campus Salgueiro do IF Sertão-PE, e puderam aprender, com o conhecimento científico, a cuidar melhor da higiene, alimentação e saúde dos animais.

Com duração de seis meses, as aulas combinaram conhecimento teórico e atividades práticas, realizadas nas propriedades dos estudantes. Para o idealizador do curso e veterinário do campus, Murilo Duarte, a assiduidade e ampla participação dos criadores foram motivadoras. “Tivemos alunos com faixa etária avançada, de 60, 70 anos de idade; alunos que estavam há mais de 40 anos distantes da escola, e todos participaram ativamente das aulas, tirando dúvidas. O interesse que demonstraram nos leva a querer investir novamente neste tipo de curso, talvez expandir também para cidades vizinhas, pois o conhecimento só tem benefícios a trazer para os criadores”, avaliou.

Criadores de Salgueiro receberam certificados durante cerimônia no Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Entre os temas abordados em aula, o controle de doenças foi um dos que mais chamou a atenção. “A turma aprendeu a identificar as causas reais de males comuns aos rebanhos, como a linfadenite caseosa ou “mal do caroço”,  e a ectima contagiosa, ou “boqueira”, que muitos atribuíam a crendices ou práticas que nada tinham a ver com as doenças. Eles também compreenderam a importância de investir em tratamento, pois como são infecções altamente contagiosas, um único animal doente pode contaminar todo o rebanho e prejudicar a criação”, explicou Murilo Duarte.

Os certificados de conclusão do curso foram entregues em cerimônia realizada na sede do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Salgueiro, parceiro da atividade, com a presença do prefeito do município, Marcondes Libório e do diretor geral do campus Salgueiro, Eriverton Rodrigues. As fotos do evento estão disponíveis aqui.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural