Curso ensina crianças de comunidade quilombola a preservar patrimônio cultural

Mais de cem estudantes dos ensinos Fundamental e Médio residentes na comunidade quilombola de  Conceição das Crioulas, a 47km de Salgueiro, vão aprender a reconhecer e preservar o patrimônio presente na região. Eles participam do projeto de extensão “Educação Patrimonial em Conceição das Crioulas”, desenvolvido pela professora Márcia Farias, do campus Salgueiro do IF Sertão-PE, e começaram as atividades nesta quarta-feira (20), com uma aulão nas escolas locais.

Estudantes vão aprender a preservar a comunidade

O primeiro encontro abordou o tema “a vida como patrimônio” e foi ministrado por bolsistas e monitores voluntários do projeto. De acordo com a professora orientadora, a proposta é ensinar aos estudantes a identificar os elementos que compõem os diferentes tipos de patrimônio e desenvolver atividades de preservação. “Conceição das Crioulas é uma região muito rica neste aspecto, pois além da cultura africana presente nos remanescentes quilombolas, ela possui vestígios paleontológicos da era Cenozoica. Precisamos estimular a comunidade a cuidar desta riqueza, a criar, por exemplo, roteiros turísticos que não danifiquem objetos nem paisagens”, explicou Márcia Farias.

O projeto será desenvolvido em encontros semanais nas escolas José Neu, José Mendes, Rosa Doralina e Bevenuto Simão.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural