Professores do campus Salgueiro debatem o ensino de História da África em evento internacional

A experiência de ensino da História da África no campus Salgueiro do IF Sertão-PE, com estudantes dos cursos técnicos de nível médio, tomou dimensões intercontinentais na última semana. O tema foi debatido no I Congresso de História de África, Ancestralidade e Africanidade, com a apresentação de um artigo desenvolvido pelas professoras do campus, Márcia Farias e Camila Medeiros. O evento foi realizado em Cabo Verde, de 23 a 25 de novembro.

Com o título “Relato de experiência: uma abordagem interdisciplinar entre o ensino de História antiga e as áreas técnicas”, o trabalho aborda o ensino da história e cultura africanas em turmas de alunos do ensino médio integrado ao técnico, partindo de uma didática que resgata, segundo Márcia Farias, as práticas africanas relacionadas à matemática, construção civil e agropecuária, entre outras. “São muitas técnicas que foram fundamentais para o desenvolvimento da humanidade, e, mais tarde, foram absorvidas e aperfeiçoadas por outras civilizações, a exemplo da grega. Conhecê-las contribui não só para compreendermos melhor a história do mundo como para perceber o homem africano enquanto produtor de uma riquíssima cultura”, afirmou.

Trabalho sobre o ensino de História da África no campus Salgueiro foi apresentado em Cabo Verde

O ensino de História da África tornou-se obrigatório em escolas públicas e particulares desde 2003, com a edição da lei 10.639, que regulamenta a questão. “É um tema que ainda causa estranhamento nas salas de aula, pois estamos acostumados a uma visão de mundo centrada na Europa. Mas, a prática tem contribuído bastante para ampliar a percepção dos estudantes, inclusive sobre a própria ancestralidade. O ensino da História Africana nos faz refletir sobre o que é ser negro e lança o nosso olhar para um continente que tem muito a nos ensinar, principalmente na área da Educação”, avalia a professora.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural