Curso de Educação Patrimonial conclui atividades em comunidade quilombola

A terça-feira (15) foi de comemoração para 150 alunos de quatro escolas da comunidade quilombola Conceição das Crioulas, que receberam os certificados pelo encerramento do curso de Educação Patrimonial oferecido pelo campus Salgueiro do IF Sertão-PE na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC).

A entrega foi realizada pelo diretor geral do campus Salgueiro, Eriverton Rodrigues. Na abertura da solenidade, ele parabenizou os monitores que ministraram as aulas e incentivou os participantes a seguir estudando.

150 alunos receberam o certificado de participação no curso

Durante o curso, realizado de outubro a dezembro deste ano, as turmas aprenderam sobre reconhecimento, valorização e preservação do patrimônio histórico-cultural da região. “Pude conhecer mais sobre a minha comunidade. Agora, quero repassar para que outras pessoas também aprendem e valorizem”, avaliou o estudante Henrique Nascimento.
Além da entrega dos certificados, a cerimônia de encerramento do FIC contou com a exibição da mostra “Po Cabôco Vê”, que reuniu objetos e tecnologias da cultura africana utilizados em diferentes períodos históricos.
Para Márcia Farias, professora responsável pelo curso, o trabalho realizado vai permitir desenvolver outras atividades na região no sentido de fortalecer ainda mais a cultura quilombola. “Estamos respondendo a um anseio da própria comunidade de conhecer melhor a sua história e preservá-la. Nosso próximo passo é organizar o acervo de patrimônio local junto com os estudantes, para que essa cultura tão rica do povo africano remanescente não se perca”, afirmou.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural