Servidores participam de capacitação para atender estudante com paralisia cerebral

A quarta-feira (24) foi de grande aprendizado para técnicos e professores do campus Salgueiro do IF Sertão-PE, que trocaram experiências e informações sobre o atendimento a estudantes com deficiência. O momento foi a primeira etapa da preparação para receber o estudante Daniel Antônio da Conceição, de 19 anos, paraplégico e com paralisia cerebral, que vai começar o curso técnico em Informática na instituição, em março.

Daniel foi aprovado no Processo Seletivo 2016, realizado em novembro do ano passado. Em fevereiro, ele esteve no campus para participar de uma aula de educação inclusiva promovida pelo Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Específicas do campus (Napne), e conheceu as instalações físicas e professores. Na ocasião, o então aluno do 9º ano já demonstrava interesse em integrar o corpo discente do IF Sertão-PE, chamando a atenção da instituição para a necessidade de qualificar a comunidade interna e preparar-se para receber o estudante.

Durante a aula inclusiva, os alunos do curso de Licenciatura em Física conheceram equipamentos adaptados como quadros silábicos, engrossadores de EVA para lápis e canetas, carteiras e instrumentos de comunicação alternativa. Já nesta quarta-feira (24), foi a vez dos servidores - técnicos e professores. A capacitação foi conduzida pelas professoras Ana Maria e Aliny Maylany, que dão apoio pedagógico a Daniel há 9 anos, desde que ele ingressou na rede municipal de educação. "Queremos dividir nossa experiência para que os servidores possam conhecer melhor as potencialidades e limitações de Daniel, tirar dúvidas sobre a paralisia e a deficiência física, mas sem intenção de esgotar o assunto ou fazer afirmações científicas - isto cabe aos médicos neurologistas. Como acompanhamos a rotina dele em sala desde 2007, sabemos o potencial que tem para aprender e participar das atividades, e esperamos, através desta conversa, que os outros profissionais do campus Salgueiro também percebam", afirmou Ana Maria.

Servidores participaram de capacitação junto com Daniel (à dir.)

Além de relatos de experiência, as professoras exibiram um vídeo sobre a importância da educação inclusiva. "Em 80% das escolas, os professores não sabem lidar com alunos com deficiência. Precisamos olhar além das limitações e respeitá-las. Por exemplo, propiciando atividades onde o aluno seja retirado da cadeira de rodas, no caso dos cadeirantes; posicionando o aluno na sala de forma que ele esteja voltado para o foco da interação, com ampla visão de quem chega e sai do local e de quem promove a ação", orientou Aliny Maylany.

Para os participantes, o momento foi construtivo e rico em aprendizado. "Tivemos a oportunidade de tirar muitas dúvidas sobre o assunto e de perceber o quanto precisamos nos qualificar nesta área. Receber um aluno como Daniel é um desafio, principalmente quanto ao uso dos laboratórios, mas nós estamos fazendo pesquisas para descobrir a melhor forma de trabalhar com ele e de criar um ambiente onde possa aprender tanto quanto os outros estudantes", avaliou a coordenadora do curso de Informática, Alice Freitas.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural