Projeto leva palestras sobre alimentação saudável a escolas públicas da região

Quais vitaminas e minerais são necessários para uma alimentação equilibrada? Em que tipo de alimento é possível encontrá-los? A resposta para estas perguntas é o tema de palestras realizadas pelo projeto de extensão "estímulo do consumo de frutas e verduras em escolares do município de Salgueiro", coordenado pelo professor Thiciano Miranda com a bolsista Izabela Ribeiro, ambos do campus Salgueiro do IF Sertão-PE.

O projeto existe desde julho do ano passado e funciona em três etapas: na primeira, as palestras abordam o tema vitaminas; já na segunda, o tema são os sais minerais, e na terceira, a alimentação saudável. Em todas, após a explanação, professor e bolsista realizam dinâmicas com os participantes, que ganham brindes pelos acertos. Quem participa são estudantes de escolas públicas da região.

Na última quinta-feira (31), a equipe foi à escola José Vitorino de Barros, no bairro Nossa Senhora das Graças, em Salgueiro, para a segunda etapa de palestras. Turmas do oitavo ano do Ensino Fundamental e terceiro do Ensino Médio aprenderam sobre os principais sais minerais necessários a uma alimentação adequada, as fontes dessas substâncias e consequências para a saúde de quem consome pouco ou em excesso.

Estudantes aprendem sobre vitaminas e sais que fazem bem ao organismo quando consumidos corretamente

"A nossa proposta é levar a eles um pouco mais sobre o conhecimento dos alimentos, de forma que possam ter uma dieta mais equilibrada. Escolhemos escolas que abraçam a ideia, como a escola José Vitorino, que já adota há algum tempo a prática de coibir venda e consumo de lanches pouco saudáveis, como refrigerantes e frituras. Além de aprender, os estudantes se envolvem nas dinâmicas que fazemos e se tornam replicadores da informação, ensinando a outras pessoas e familiares. É um projeto bastante interessante", explica o professor Thiciano Miranda.

Na quinta-feira, as turmas participantes foram premiadas com salada de frutas elaborada no campus Salgueiro. Manga, maçã, banana e laranja compuseram a iguaria, reunindo, segundo o professor, boa parte das vitaminas necessárias a uma boa dieta. "A salada prova que podemos comer bem sem precisar de grandes quantidades de açúcar processado, óleo ou sódio. É um doce simples e saudável", afirmou.

A terceira fase do projeto contará com a participação da nutricionista do campus, Kelly Gondim, que conduzirá as palestras sobre alimentação.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural