-
Última Atualização: 26 Abril 2016
-
Criado: 26 Abril 2016
-
Acessos: 1684
Debates sobre cultura e identidade surda marcam a comemoração aos 14 anos da Lei de Libras
Surdos e ouvintes lotaram o auditório do campus Salgueiro do IF Sertão-PE na sexta-feira (22) para celebrar um momento histórico: 14 anos de reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais como idioma oficial no Brasil, graças à sanção da Lei 10.436/2002. A data foi lembrada com um seminário que discutiu questões de identidade e cultura para valorização do surdo na sociedade.
Surdos e ouvintes de Salgueiro participaram do evento em comemoração à Lei de Libras
Promovido pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus, o evento teve participação de professores das universidades Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Federal de Campina Grande (UFCG), Estadual da Paraíba (UEPB), do próprio IF Sertão-PE e da Secretaria de Educação de Pernambuco.
Sancionada em 24 de abril de 2002, a Lei de Libras reconhece o idioma como meio legal de comunicação e determina, entre outras medidas, o incentivo à difusão do ensino através da inclusão da Libras na grade curricular dos cursos de Magistério, formação em Educação Especial e Fonoaudiologia. No campus Salgueiro do IF Sertão-PE, além de disponibilizar intérpretes para atender aos estudantes surdos, a instituição oferece cursos de Libras em diferentes níveis a servidores e comunidade em geral.