Estudantes de Edificações apresentam projetos de construção sustentável à Prefeitura

Dez projetos que envolvem técnicas alternativas para construção sustentável desenvolvidos no campus Salgueiro do IF Sertão-PE foram o destaque do Café e Ciência, evento realizado na sexta-feira (10), nas dependências da instituição. Estudantes e pesquisadores apresentaram ao prefeito de Salgueiro, Marcondes Libório, e secretários, os resultados obtidos na busca por substitutos reaproveitáveis para materiais de construção civil, como os resíduos de telha e vidro.

O evento teve como objetivo socializar os resultados das pesquisas e incentivar o uso dos materiais alternativos em obras da cidade. "Nós sabemos que a má destinação dos resíduos de construção e demolição é um problema que atinge a maior parte das cidades brasileiras, então, buscamos maneiras de usar estes descartes em alternativas para a construção civil. Assim, temos a chance de diminuir o consumo de recursos naturais usados na construção, como a areia, trocando-os pelo que hoje é considerado lixo, mas que ainda tem utilidade e pode ser reaproveitado", explicou o coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus Salgueiro e membro do grupo de pesquisa em materiais não-convencionais, Eduardo Teixeira.

Projetos foram apresentados às autoridades municipais com a exposição dos produtos desenvolvidos e um coffe break

Entre as alternativas apresentadas estão o uso de resíduos de vidro e telha na produção de blocos e pavers de calçada - propostas que chamaram a atenção das autoridades do município. "Estamos vendo a Academia trazer o conhecimento científico para o cotidiano popular, com ideias que podem contribuir em muito com o desenvolvimento da cidade. Esta é a verdadeira função da Ciência", afirmou o prefeito Marcondes Libório. Agora, pesquisadores e autoridades devem discutir a possibilidade de parcerias com o município para aplicação das propostas.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural