GEPET promove palestra sobre Recursos Educacionais Abertos (REA)

Que a tecnologia pode facilitar - e muito - a atividade docente, não é novidade. Mas, já pensou em poder acessar, estudar e modificá-la livremente? Recursos Educacionais Abertos (REA) foi o tema do sétimo ciclo de palestras promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educacionais Tecnológicas (GEPET), nesta quarta-feira (15), no campus Salgueiro do IF Sertão-PE.

Comandado pelo professor Kelsen Oliveira, do curso técnico em Informática, o evento contou com participação de alunos e servidores da instituição. Durante a conversa, foram apresentados tanto sistemas abertos conhecidos, como o Linux (Edubuntu), como recursos novos, periféricos, que podem até substituir os computadores no dia-a-dia.

Recursos abertos e que podem auxiliar as atividades educacionais chamaram a atenção do público

Também foram debatidos os diferentes tipos de licença de uso dos recursos educacionais. Além das plataformas abertas que permitem acesso ao código-fonte para estudo e modificação livres, o professor Kelsen Oliveira falou sobre aquelas que restringem um pouco mais a atuação do usuário. " O Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), por exemplo, possui uma para disponibilizar livremente os conteúdos das aulas de graduação dos seus cursos. Não é possível alterá-los, mas o usuário pode acessar e compartilhar sem nenhum tipo de taxa", explicou.

O evento integrou o sétimo ciclo de palestras do GEPET, que vem sendo promovido desde o ano passado. Saiba mais sobre o Grupo aqui.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural